Aberta Semana Nacional Sobre Drogas no Acre

Programação ressalta ações positivas no combate ao uso de entorpecentes, como a parceria entre Polícia e Comunidade Escolar

semana_nacional_sobre_drogas_foto_angela_peres_04.jpg

Secretária de Segurança Márcia Regina, participou da abertura da Semana na Escola Berta Vieira (Foto: Angela Peres/Secom)

semana_nacional_sobre_drogas_foto_angela_peres_01.jpg

Alunos são incentivados a discutir o combate ao uso de entorpecentes nas escolas (Foto: Angela Peres/Secom)

"Quando a família está presente, o amor permanece inteiro". Este é o slogan da Semana Nacional sobre Drogas, que iniciou nesta terça-feira, 23, em Rio Branco. O foco da programação é promover atividades que fortaleçam a participação da família e da comunidade escolar na luta pelo combate ao uso de entorpecentes entre as crianças e os jovens.

A Semana foi aberta oficialmente durante uma atividade na Escola Estadual Berta Vieira, com a participação de alunos, professores, coordenadores, além da Secretária de Segurança do Acre, Márcia Regina, e o Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Mário Elder.

"Queremos chamar toda a sociedade para o debate deste assunto tão importante. Durante a programação, estaremos ressaltando o trabalho já desenvolvido nesse sentido, como o desenvolvido pela Polícia Militar através do Programa Estadual de Redução de Danos (PROERD), o Comando Escolar, entre outros", afirma Márcia Regina.

A programação se estende até a próxima sexta-feira, 26, com oficinas e apresentação de teatro nas escolas. Outra atividade importante será realizada nesta quarta, 24. É a Caminhada pela Vida, que sairá em frente à Praça da Revolução, em Rio Branco, a partir das 8 horas, levando mensagens de combate às drogas para a sociedade.

Já na sexta-feira, às 15 horas, será realizada a reunião entre Governo do Estado e Conselho Estadual de Entorpecentes, para discutir a reestruturação do CONEN. "Vamos falar sobre a reestruturação do estatuto, e tentar fortalecer uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para capacitar os profissionais da área. O objetivo é fazer com que o Conselho seja um grande articulador e conector das ações de políticas públicas de combate às drogas no Acre", explica a Secretária de Segurança.

Polícia e comunidade escolar: uma parceria que dá certo

Dois programas importantes merecem destaque durante a Semana Nacional Sobre Drogas no Acre. A Companhia Escolar da Polícia Militar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), também desenvolvido pela PM, são exemplos de como a parceria entre as instituições de segurança e a comunidade escolar pode dar certo.

O Proerd foi criado em 1999 inspirado em programa similar norteamericano com este objetivo. O de oferecer às crianças moradoras de bairros e regiões expostas a situações de risco social uma chance de dizer não. Atualmente, em 10 lições, os alunos do 5º ano recebem noções de prevenção ao uso de drogas a partir de conhecimentos sobre tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilo de vida positivo. Por fim, recebem um certificado de conclusão do curso.

Durante esta semana, serão realizadas duas formaturas do Programa. A primeira na quinta-feira, às 16h30, com os alunos da Escola Ilka Maria, no bairro Mocinha Magalhães. A segunda será às 19 horas de sexta-feira, no Colégio Alternativo.

Outro parceiro importante das escolas é a Companhia Escolar da Polícia Militar. São 30 agentes que também levam debates e oficinas preventivas para os estudantes de todas as escolas da capital (públicas do Estado, Município e também as particulares).

A estudante da 6ª série da Escola Berta Vieira, Karine da Cruz, de 12 anos, participou nesta terça-feira de uma das oficinas com os policiais. Entre as atividades propostas pelo grupo de oficiais, os alunos tiveram que elaborar cartazes com frases para uma campanha de combate ao uso de drogas. O grupo de Karine escreveu: "Depois de Responder não a essa opção, você garante sua saúde". "As drogas não ajudam a construir um futuro melhor para ninguém", alerta a já informada estudante.