Abertas as inscrições para o programa de capacitação de educadores

Estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento 2020. Promovido pela Câmara dos Deputados, por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), o programa de capacitação é direcionado para os educadores que estejam atuando em sala de aula, orientação ou coordenação pedagógica de escolas públicas, dos ensinos fundamental e médio.

O programa é voltado para os profissionais da educação que desejam trabalhar temas ligados à democracia e à formação política nas suas práticas pedagógicas. Além disso, tem como objetivo assegurar que os participantes conheçam de perto o poder legislativo, vivenciem novas práticas e vejam a escola como um espaço importante para a consolidação do exercício da cidadania.

Os participantes selecionados passarão por uma etapa, realizada em Brasília, com todas as despesas pagas Foto: Divulgação

A cada ano, 16 professores de cada estado e do Distrito Federal são sorteados para participar durante oito semanas de um curso à distância sobre o tema Educação para a Democracia e o Parlamento. De 432 educadores são selecionados dois de cada unidade federal, com os melhores desempenhos no curso, para participação no módulo presencial do programa, em Brasília, com duração de 40 horas, com todas as despesas pagas.

Os participantes selecionados passam uma semana na Câmara dos Deputados, conhecendo de perto o trabalho do Poder Legislativo. Também são realizadas atividades como aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e muita troca de experiências. Na terceira etapa, os educadores desenvolvem ações pedagógicas específicas nas suas escolas, no módulo de aplicação à distância, com acompanhamento da equipe da Câmara, com duração de 50 horas.

Serão realizadas várias atividades como oficinas, visitas e rodas de conversa durantes todas as etapas Foto: Divulgação

As inscrições podem ser feitas até 2 de dezembro. Mais informações, acesso ao edital e inscrições pelo site https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/.

Aqueles que concluírem todas as etapas receberão certificados com carga horária de 130 horas. O módulo presencial, em Brasília, será realizado entre os dias 15 e 20 de junho de 2020.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter