Aberto IX Fórum Internacional em Saúde e I Fórum de Saúde Coletiva do Estado

Evento conta com a participação de autoridades nacionais e internacionais em saúde; temática é voltada para a saúde da pessoa idosa

forumdesaude_230908.jpgFoi aberto nesta terça-feira, 23, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus universitário, o IX Fórum Internacional em Saúde, com o tema “A Geriatria e a Gerontologia na Amazônia Sul-Ocidental Internacional e Brasileira: Perspectivas e Desafios”, e o I Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre. Participam do evento autoridades nacionais e internacionais em saúde, estudantes e profissionais da área. Os eventos se encerram nesta sexta-feira, 26.

Segundo o professor-doutor Creso Lopes, coordenador-geral do evento, os objetivos, além de proporcionar a troca de experiências e fortalecer as linhas de pesquisa acadêmica, são de discutir as ações voltadas para a atenção à saúde do idoso em nível nacional e internacional, ampliar os conhecimentos acerca da problemática da saúde do idoso na Amazônia, contribuir nas discussões e soluções dos problemas locais e regionais na atenção à saúde do idoso, expor relatos e experiências e apresentar as experiências das sociedades profissionais, Ongs, organizações governamentais, e outras relacionadas ao tema.

“O tema do idoso é de extrema importância porque estamos envelhecendo. Hoje somos 16 milhões de idosos no Brasil; em 2050 seremos 32 milhões, somos o sexto país no mundo em população idosa e o que mais envelhece. Pela primeira vez a população idosa será maior que a de 15 anos ou mais”, ressaltou Creso.

O Acre tem uma população idosa de aproximadamente 36 mil pessoas, sendo 16 mil em Rio Branco, índice dentro da média nacional que é de 5 a 6% da população. A secretária estadual de Assistência Social, Maria das Graças Pereira, destacou algumas ações de governo voltadas para a atenção à pessoa idosa, como a transferência de cultura oral nas casas de leitura e as atividades que integram várias gerações realizadas nos bairros. “Estamos nos preparando para envelhecer e conviver com as pessoas idosas priorizando ações de integração intergeracionais e políticas de integração entre as secretarias, para que todas pensem também no idoso. Precisamos envelhecer, e envelhecer com harmonia”, disse.

Para o aluno de Saúde Coletiva Franklin Lopes, o fórum é importante para os acadêmicos por contribuir com o conhecimento de cada um. O evento, que começa diariamente às 8 horas, é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco e Fundação Nacional de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter