Ação da Saúde garante exames para crianças especiais

Stalin Melo
11.03.2019 14:13
Atualizado 11.03.2019 às 14:13

Uma importante ação do Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está garantindo a realização de exames de encefalograma em crianças especiais aos finais de semana no Hospital das Clínicas (HC). Este mês, eles serão realizados no próprio Hospital das Clínicas, mas a ideia é fazer com que ele seja itinerante.

Meta da Sesacre é zerar demandas desse tipo de exames.
Foto: Cedida.

No último sábado, dia 9, nada menos do que dez crianças foram atendidas e mais atendimentos estão previstos para os dias 16, 23 e 30 (sábados). “Nossa é meta é zerar a demanda desse tipo de atendimento”, explica o diretor do Hospital, o médico Lúcio Brasil.

A escolha pela realização dos exames aos finais de semana se deve ao fato de que as crianças necessitam, segundo ele, de um ambiente calmo, tranquilo, agradável e relaxante para que não estressar. Além disso, foi levado em conta também a falta de tempo dos pais durante a semana.

“Notamos a dificuldade encontrada tanto pelos familiares quanto pelos profissionais em atender as crianças durante a correria do dia-a-dia. Elas ficavam irritadas e desconfortáveis, então entramos em consenso de realizarmos aos sábados para que tudo pudesse ocorrer de forma satisfatória”, explicou o diretor.

Para tornar o ambiente ainda mais agradável às crianças, o hospital oferece lanche e sacolinhas de doce após os exames. “A partir dessas medidas pudemos tornar o nosso ambiente mais humano e relaxante para elas”, disse.