Casa da Leitura Padre Mário recebe o Projeto Videoteca

dsc03284.jpg

Projeto é financiado pelo Governo do Estado, através da FEM

Num pequeno espaço construído em madeira, localizado no bairro Segundo Distrito, em Sena Madureira funciona a Casa da Leitura Padre Mário. Na última sexta-feira, 16, o espaço recebeu o Projeto Videoteca, financiado pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto vai trabalhar com um acervo de filmes de ficção e documentários junto à comunidade, com o propósito de lançar a reflexão sobre vários temas.

A abertura da Videoteca teve início às 9h30 com a apresentação do projeto ao público composto em sua maioria por crianças. No espaço os pequenos se reuniam em rodas de conversa, lendo e brincando enquanto esperavam ansiosamente o início da exibição do filme A Bela e a Fera. Após, aconteceu o encerramento com um lanche para os pequenos. Tudo muito bem programado e simples, do jeito que criança gosta.

Elizabete Cristina, idealizadora do projeto, trabalhou na Casa da Leitura através do programa Primeiro Emprego, do Governo Federal. Um mês de estágio foi o suficiente para que ela tirasse da cartola lembranças de infância da época do colégio, quando obras de grandes escritores e questões de saúde eram trabalhadas com as crianças através do audiovisual para melhor fixação do conteúdo. A iniciativa surgiu desse ponto, com o propósito de criar um projeto que levasse para as crianças da comunidade conhecimentos intelectuais unidos ao lazer.

 "Depois de colocar as idéias em ordem, chamei José Delcimar, funcionário da biblioteca pública estadual, devido ao bom desprendimento e interação que ele tem com as pessoas. Inscrevemos o Projeto Videoteca na Lei Estadual de Incentivo à Cultura no edital de 2007 e conseguimos ser agraciados, nós e mais oito projetos aqui do município", explica Elizabete. O tempo de execução é de seis meses, e em seguida todo o material como TV, aparelho de DVD, caixa de som e outros serão tombados como patrimônio da Casa da Leitura e poderão ser utilizados pelos agentes do espaço para o trabalho com as crianças e comunidade em geral.

Erick Barbosa Diniz, 14, estudante do colégio Raimundo Magalhães comentou que a iniciativa é muito importante para a comunidade. "O incentivo a leitura e ao aprendizado neste espaço precisa acontecer sempre. A Casa também serve para cultivarmos nossas amizades e ajudar a elaborar projetos para o bairro Segundo Distrito sempre com a intenção de melhoria da qualidade de vida."

Maria Dorotéia de Oliveira Ferreira, 11, uma das freqüentadoras do espaço era uma da mais entusiasmadas com o Projeto da Viodeta. "Quando dá tempo, eu saio da escola com os meus colegas e venho ler um pouco, aprender mais, gosto muito. Agora com a videoteca com seu acervo de vídeos isso incentiva mais para a gente içar aqui. Acho que a criação desse projeto é muito legal".

Josenira Oliveira, coordenadora estadual das ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes que estava presente ao lançamento da videoteca, lançou a idéia de uma parceria com a Casa e o projeto, sugerindo exibição de vídeos e debates sobre a temática da exploração sexual de crianças e adolescentes.

"A Casa da Leitura é um investimento magnífico que proporciona o acesso à leitura para as crianças e adolescentes. É um espaço muito bom, educativo, importante na comunidade para criar nessas crianças noções de cidadania e de fortalecê-los como futuros cidadãos leitores. Trabalhar com as diversas linguagens artísticas é uma forma de intensificarmos nossas ações de combate à violência sexual".

Durante a semana a Casa de Leitura Padre Mário é aberta à visitação pela manhã e à tarde. Aos sábados os filmes e documentários serão exibidos, para não tirar os pequenos da escola. Pela manhã as crianças poderão assistir aos filmes infantis educativos, seguidos de debate, e a tarde os adolescentes e adultos vão conferir na telinha vídeos sobre temas diversos, como saúde, cultura, educação e regionalismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter