Ações do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre podem ser acompanhadas pela Internet

O Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais do Acre (SISA) está cadastrado no Observatório do REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), portal na internet onde as pessoas podem acompanhar e dialogar de forma democrática sobre as políticas públicas relacionadas às questões de clima e serviços ambientais. 

“O Portal OR é uma ferramenta que estimula o diálogo entre potenciais beneficiários, financiadores, sociedade civil e outros Estados”, explicou Mônica de Los Rios, do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e Regulação de Serviços Ambientais do Acre. “O IMC, como responsável pela adequada execução do SISA, pode usar o portal como um instrumento de monitoramento, sendo uma oportunidade de observar e acompanhar as ações em andamento”, disse Mônica.

O Acre é um dos pioneiros no país a adotar o SISA. A política de compensação por serviços ambientais do Estado vai incentivar a produção sustentável, a conservação da biodiversidade, o resgate do saber tradicional, gestão consciente dos recursos naturais e dos territórios, proteção dos mananciais e recursos hídricos, além de reduzir o desmatamento, a degradação e a emissão dos gases do efeito estufa. O responsável pela gestão é o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais.

Extrativistas, indígenas, pequenos, médios e grandes produtores poderão ser contemplados com as ações do SISA. A iniciativa, que é coordenada e monitorada pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), foi construída em parceria com diversas organizações nacionais, entre as quais o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM),  Comissão Pró-Índio (CPI-Acre),  Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Universidade Federal do Acre (Ufac) e Embrapa, e organizações internacionais como CARE, WWF e FOREST TRENDS.

Acesse o projeto do Acre e interaja
http://www.observatoriodoredd.org.br/portal/projeto.php?projeto=49

Leia matéria publicada no Portal Observatório do REDD
http://www.observatoriodoredd.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=877&catid=3&Itemid=65

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter