Acre avança em convênio para cooperativismo e rede de solidariedade

Presidente do consórcio SIR, especializado em empreendimentos solidários que envolvem homens e mulheres em  risco social, faz nova reunião com gestores públicos

sav_8653.jpg

Representantes da organização italiana Solidariedade em Rede (Foto: Sérgio Vale/Secom)

sav_8664.jpg

Representantes do Governo e de ONGs participaram do encontro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governo do Acre deu mais um passo na formulação de um convênio de cooperação com a organização italiana Solidariedade em Rede (Societá Cooperativa Sociale, SIR). Secretários e gestores estaduais se reuniram nesta quarta-feira, 7, com o presidente da SIR, Umberto Zandrini, para ampliar os debates sobre a implantação do sistema de ajuda mútua e economia solidária desenvolvido no mundo a partir de Milão, sede da instituição.

Formação de gestores, assessoria técnica e geração de marcos legais estiveram na pauta do encontro, que contou com a presença da procuradora-geral do Estado, Nazareth Lambert, do presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, e da diretora do Departamento de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Ação Social, Mariana de Paiva Antônio.

A SIR é um consórcio de cooperativas e se constitui numa empresa social cujos objetivos são o bem-estar do sócio e da comunidade, oferecendo condições de trabalho e vida digna para as pessoas. Em sua política, oferece serviços de educação, saúde, reintegração de pessoas em conflito com a lei e recuperação de dependentes químicos.

A SIR tem experiência mundial em redes de solidariedade com ênfase no empreendedorismo. No Acre, o convênio a ser formulado cuidará de temas como incubação de empresas, mulheres empreendedoras e reeducandos do sistema penitenciário. Zandrini projeta investimentos de cerca de R$ 1 milhão no Acre. No mundo, o consórcio investe quatro milhões de euros em negócios solidários. O recurso é captado através de doações e parcerias com instituições públicas e privadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter