22 de março

No Dia Mundial das Águas, governo prepara campanha de alerta contra o desperdício

No Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março, o governo do Estado do Acre, por meio da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai realizar a segunda edição da Feira das Águas. O evento será no calçadão da Gameleira, no 2º Distrito de Rio Branco, das 9h às 17h.

Na programação será exibido o documentário Água – Noções e Cuidados, além também do filme Amazônia de Galvez a Chico Mendes. Na ocasião, será lançada também a campanha publicitária “Desperdício é a Gota D’água”, promovida pela  Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac),  e Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).

O secretário de Estado de Meio Ambiente Israel Milani, destaca a importância do diálogo entre as instituições para identificar e prevenir eventos extremos que envolvem diretamente a gestão da água. “O Acre, apesar de pertencer a uma das regiões mais ricas em água do planeta, a região amazônica, enfrenta eventos extremos como inundações e secas. Por isso, é relevante unir os vários protagonistas que atuam pela preservação da água”, disse.

Campanha de conscientização foi criada pela Ageac e Depasa (Arte: Samuel Cabral/Secom)

De acordo com o chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, James Messias, a Feira das Águas representa a união de várias ações institucionais para sensibilizar a população acreana para a preservação, utilização e proteção dos recursos hídricos, conforme preconizado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Água potável e saneamento e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima).

O Dia Mundial das Águas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922 com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do Planeta Terra. O tema da campanha lançado pela ONU este ano é “Água para todos”.

A Sema e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), orgão fiscalizador e executor da Política de Recursos Hídricos, executam diversas atividades que visam a conservação das águas acreanas, entre elas a fiscalização do uso dos recursos hídricos, a fiscalização das barragens, o monitoramento da qualidade de água, o cadastro dos usuários dos recursos hídricos, a educação ambiental e o apoio a gestão municipal de bacias hidrográficas.