Acre debate cooperação em gestão, atendimento ao cidadão e ensino com Portugal

Embaixador Francisco Seixas,  está em visita ao Estado e nesta quinta-feira conhece o Zoneamento Eco

dsc_0033.jpg

Autoridades acreanos debatem possíveis acordos com Portugal: afinidades culturais facilitam integração. Foto: Sérgio Vale/Secom

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa e sua esposa, embaixatriz Maria Vírginia Seixas da Costa, estão em visita ao Acre.  Nesta quarta-feira, Seixas e Maria Virgínia visitaram o Palácio Rio Branco.  Acre e Portugal buscam de acordo de cooperação nas áreas de modernização da gestão administrativa, atendimento ao cidadão e acadêmica.  No contexto  do ensino, a cooperação deve se dar através das universidades de Coimbra e Federal do Acre.

A visita é resultado do trabalho realizado pelo gabinete do senador Tião Viana, que acompanha o embaixador.  No encontro, Binho presenteou Seixas com um porta-objetos em machetaria, a arte de aplicar madeira sobre madeira. Seixas retribuiu presentando o governador com um  livro sobre  Palácio de São Clemente, sede da representação portuguesa no Rio de Janeiro.  

O secretário de Gestão Administrativa do Acre,  Mâncio Lima, esteve na Espanha e em Portugal conhecendo as experiências de atendimento ao cidadão e de modernização da gestão.  Por causa de  aspectos culturais mais próximos dos do Brasil, o modelo português é bem avaliado pelo Acre.  O Governo do Estado está construindo uma unidade especializada no atendimento ao cidadão e alguns aspectos do sistema português podem ser aplicados à ela. "Em Portugal, temos o projeto Perdi Minha Carteira, que facilita ao cidadão recuperar os documentos que perdeu", disse  Seixas. Em Portugal, leva-se apenas uma hora para constituir um empresa. No Brasil, o mesmo processo demora vários dias.

Às 20h30, Seixas participou  de um  jantar com famílias de origem portuguesa. Nesta  quinta-feira, 17,  o embaixador visita a sede da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) onde conhecerá o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado.  Seixas visitará o Pólo Moveleiro de Rio Branco e a Usina de Arte João Donato.

Binho Marques lembrou que o processo de modernização do Estado vem sendo implementado desde 1999 e a política de atendimento ao cidadão está sendo potencializada. Seixas vê a possibilidade de ampliar as relações comerciais com Estado, especialmente em relação aos produtos madeireiros. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter