Acre desenvolve Plano Estadual de Segurança Alimentar Nutricional

O plano no Acre considera a característica do Estado e da Amazônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Lançado no último dia 30 de novembro, o Plano Estadual de Segurança Alimentar Nutricional representa o trabalho do estado em diálogo intenso com a sociedade civil organizada, traçando diretrizes para o combate à fome, desigualdade social e pela qualidade dos alimentos.

Nesta quarta-feira, 5, a assistente social Vanda Matos, da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/AC) e o coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (Pesacre), Eduardo Cazuza, participaram do Programa Gente em Debate, transmitido pela Rádio Difusora Acre, para apresentar à população o instrumento de gestão.

“Olhar as ações de combate à fome como ações de direitos humanos, alimentação adequada e saudável é fazer história. Estamos dando mais um passo dessa caminhada que começou lá atrás. O plano no Acre considera a característica do Estado e da Amazônia, reúne iniciativas já em curso e propõe novas para que no futuro possamos erradicar a fome e a desnutrição”, salienta Cazuza.

O documento foi produzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Caisan/AC e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AC).

Vanda observa que o plano promove a integração de ações. “Uma pessoa não pode ter dignidade humana se não tiver saneamento básico por exemplo. Água é alimento. Portanto, o plano leva um conjunto de políticas públicas aos acreanos.”

O instrumento de gestão otimiza as ações das instituições e orçamentos da assistência social, saúde, produção e educação para fortalecer a área de segurança alimentar e nutricional. O Plano Estadual de Segurança Alimentar Nutricional pode ser acessado pelo portal do governo do Estado.

Leia também: Nazareth Araújo lança plano de segurança alimentar e nutricional estadual

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest