Acre é o primeiro Estado a receber capacitação em alimentação cardioprotetora

O Acre é o primeiro Estado do país a receber capacitação sobre alimentação cardioprotetora, destinada aos 35 nutricionistas do Sistema Único de Saúde (SUS), além de profissionais da atenção primária, da rede hospitalar e até da saúde suplementar.

Dando continuidade às qualificações da atenção nutricional, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promove nesta quinta-feira, 27, a partir das 8h, a capacitação específica no Centro Universitário Unimeta.

A oficina tem como objetivo qualificar o cuidado nutricional através da promoção de alimentação saudável como terapêutica não medicamentosa para o controle dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, respeitando a regionalidade, a cultura e hábitos locais.

“A proposta de trabalho dialoga inclusive com o Guia Alimentar para a População Brasileira, que também está sendo trabalhado no Acre”, explica Deltirene Cardoso, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre.

O tema é de enorme relevância para atuação dos profissionais no Acre, pois, de acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), as doenças cardiovasculares foram a causa de 871 mortes no Acre em 2018.

O treinamento será realizado pela equipe da Associação Beneficente Síria do Hospital do Coração e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com o núcleo de Alimentação e Nutrição e Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) da Sesacre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest