Avanços na segurança

Acre é o segundo Estado do país com maior redução no número de mortes violentas

Dados apresentados pelo Governo do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontam que nos oito primeiros meses de 2019, o Estado do Acre registrou queda nos índices de homicídios de 34,69% em relação ao mesmo período do ano passado. O mesmo levantamento revela redução de até 28,4% dos crimes violentos na capital acreana.

De acordo com o comparativo, a redução mais significativa ficou por conta dos crimes de execução, onde, em 2018, foram registradas 221, já em 2019 o número baixou para 118 registros. Assim, o Acre é o segundo Estado do país que mais reduziu o número de mortes violentas em 2019, estando apenas atrás do Ceará.

Gráfico: Sejusp

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, esses resultados se devem ao planejamento estratégico, ao trabalho das polícias, à integração das forças de segurança e também ao auxílio da população, por meio do Disque-Denúncia (181).

Em Rio Branco, esses números foram ainda mais significativos. Nos oito primeiros meses de 2019 a Sejusp registrou 94 mortes por execução, enquanto no mesmo período de 2018 o número de mortes chegou a 140.

Santos enfatizou ainda o apoio do Governo do Acre no combate a criminalidade nas ações desenvolvidas. “Nosso foco são as chamadas manchas criminais, onde foram registrados os maiores casos de criminalidade. Temos trabalhado com um planejamento estratégico, a integração das forças de segurança, o que nos possibilita atingir resultados satisfatórios, pois sabemos que não é o ideal, mas estamos no caminho certo”, finalizou o secretário.

Gráfico: Sejusp