Acre implanta Programa Família Brasileira Fortalecida

Saúde, educação e assistência social desde a gestação até os seis anos de idade

 

Ampliar a rede de acesso à informação nas áreas de saúde, educação e assistência social. Esta é a proposta do Programa Família Brasileira Fortalecida, que começa a ser implantado no Acre pelo governo estadual em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A metodologia desenvolve ações que unem atenção à mulher desde a gestação e a elaboração de políticas públicas para a promoção integral da criança desde o pré-natal até os seis anos de idade. Para isso, o Unicef elaborou um kit formado por cinco álbuns que explicam, de maneira simples e prática, os cuidados necessários em cada faixa etária. O material é utilizado pelos agentes de saúde para repassar às famílias informações básicas para a saúde de gestantes e bebês. Entre os componentes dos álbuns estão dicas para uma alimentação saudável, calendário de vacinas e de primeiros socorros.

“As famílias terão oportunidade de receber informações para uma vida mais saudável e com acesso ampliado aos serviços públicos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Corrêa, as ações do Família Brasileira Fortalecida serão somadas aos esforços que o governo vem fazendo para que as crianças de zero a seis anos tenham um atendimento mais sistemático e embasado nas necessidades de cada comunidade. “Nosso foco são as comunidades isoladas e as famílias que compõem as Zonas de Atendimentos Prioritários. Estamos desenhando um novo formato para atender essas camadas da sociedade”, disse Maria Corrêa.

O processo de capacitação teve início na manhã desta segunda-feira, 25, com a formação de 50 técnicos das secretarias de Saúde estadual e municipal, Educação e de Assistência Social. Esses profissionais vão atuar como multiplicadores nos municípios da metodologia utilizada no programa.

“O resultado tem que ser a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As famílias terão, a partir do programa, condições para compreender seu espaço de cidadania dentro das comunidades”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Maria das Graças.

A técnica em saúde Metilde Ferreira Carvalho, do Ceará, destaca que desde 2002, quando o kit foi lançado, os Estados que implementaram a metodologia vêm alcançando resultados satisfatórios. O Acre é o segundo da Região Norte a desenvolver o projeto junto às comunidades.

A adoção da metodologia do Programa Família Brasileira Fortalecida faz parte da série de compromissos firmados para a construção da Agenda Criança Amazônia. O plano foi assinado pelos nove governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal e tem a proposta de promover a integração, articulação e cooperação para os direitos de crianças e adolescentes da região

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter