Acre já atingiu 55,29% da meta de vacinação contra rubéola

Homens e mulheres de 20 a 39 anos devem procurar o posto de saúde para tomar a vacina contra a doença

 

vacinacao_020908.jpg

Osvaldo Leal diz que vacinas ficarão disponíveis na rede pública (Foto: Angela Peres / Secom)

Se você tem de 20 e 39 anos e ainda não tomou a vacina contra rubéola, procure um posto de saúde.  A campanha de vacinação vai até o dia 12, mas as vacinas ficarão disponíveis na rede pública. A meta acreana é vacinar 230 mil pessoas, entre homens e mulheres.

 

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, já foram vacinadas 127 mil pessoas, que correspondem a 55,29% da meta. Falta vacinar uma média de 90 mil adultos e para isso a Secretária de Saúde está somando esforços para atingir o público da campanha. “É uma meta difícil de atingir porque são pessoas jovens, saudáveis, que não têm o costume de ir ao posto de saúde”, observou Leal.

A campanha começou no dia 9 de agosto e até a última sexta-feira, 29, 102 mil pessoas haviam recebido a vacina. No sábado, 30, Dia D Contra a Rubéola, foram vacinadas mais 25 mil pessoas. No Brasil 60,2% da população alvo da campanha foi vacinada, o Acre é o terceiro Estado do Norte em cobertura, nenhum conseguiu atingir a meta até agora, mas os esforços continuam para atingir o objetivo vacinal.

“Dos 20 aos 39 anos é a faixa etária que está menos coberta pela vacina contra a rubéola. A vacina começou a ser disponibilizada há 20 anos, então nem todas as pessoas foram imunizadas. Como é uma vacina que não traz complicações pode ser aplicada novamente mesmo em quem já recebeu, na dúvida é melhor vacinar”, explicou o secretário.

Nos adultos a rubéola não tem grandes conseqüências, mas as mulheres grávidas não podem ter a doença para não desenvolver a síndrome da rubéola congênita, que traz graves complicações no feto. “O objetivo é vacina mulheres em idade fértil e homens que convivem com essas mulheres, que são pais, que podem transmitir o vírus a uma gestante, a uma criança”. O último caso de rubéola registrado no Acre data de 2004. A mobilização para continuar com o bom resultado tem sido intensa, mas esse sucesso depende, principalmente, da população.