Acre participa de congresso que reúne principais agências reguladoras do país

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), participou do 11º Congresso Brasileiro de Regulação e a 5ª ExpoABAR em Maceió/AL, que tem como tema central “A Qualidade da Regulação e o Desenvolvimento de um país”, que teve início na última quarta-feira, 14, em Maceió, em cerimônia que lotou o auditório principal do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Os debates e também a 5ª ExpoABAR foram abertos pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Fernando Franco. Em seu discurso, Franco destacou que o foco das agências é a melhoria da vida dos cidadãos brasileiros, trazendo um impacto positivo no cotidiano das pessoas.

“Nosso objetivo é zelar por melhores serviços públicos e, claro, por empresas saudáveis para prestar esses serviços”, disse Franco.

O Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoABAR é uma realização bienal da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), e é o maior evento da temática regulatória no país, já em sua décima primeira edição, sempre com a presença das principais agências reguladoras do país. É uma oportunidade única de encontrar conteúdo de altíssima qualidade e uma excelente oportunidade de benchmarking.

Evento conta com uma programação repleta de palestras, debates, mesas redondas e apresentações de trabalhos técnicos Foto: Cedida

O evento contou com uma programação repleta de palestras, debates, mesas-redondas, apresentações de trabalhos técnicos, simpósios satélites e também com a ExpoABAR, uma feira de exposição com várias instituições da área.

Para a Presidente da Ageac, Mayara Lima, a participação da no congresso ABAR e 5ª ExpoABAR é de suma importância, tendo em vista a troca de conhecimento e informações durante o evento. “A participação da Ageac no congresso é um mergulho no maior evento de regulação do Brasil que tem a responsabilidade no crescimento da qualidade de vida da população e da economia, pois trata de questões relevantes nas áreas de saneamento básico, transporte intermunicipal e energia elétrica. Sem dúvida a regulação traz avanços significativos no desenvolvimento social e na segurança da população, pois assegura o cumprimento das prestações de serviços delegados”.

Congresso Brasileiro de Regulação ocorreu em Maceió Foto: Cedida

Para o chefe do Departamento Técnico da Ageac, Cícero Rodrigues,  o congresso ABAR é considerado o mais importante evento da área no país. “O Congresso ABAR visa proporcionar uma discussão mais aprofundada sobre a regulação e temas essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo, todos os modais dos transportes, energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes), assim como assuntos jurídicos e as boas práticas regulatórias no geral. Na busca da evolução e aperfeiçoamento das atividades regulatórias no Brasil, a cada edição se intensifica o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as agências reguladoras, seus servidores e outros profissionais da área”.

Ainda durante o evento, o doutor em biotecnologia e biodiversidade da Amazônia Legal, Júlio Cesar, apresentou artigo que teve como tema “Avaliação de dados administrativos, operacionais e de qualidade do sistema de abastecimento de água potável no município de Assis Brasil – AC”, segundo ele, “o Congresso Brasileiro das Agências Reguladoras é um evento muito importante para a equipe técnica da Ageac”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter