Acre participa do lançamento da Agenda da Aprendizagem

O secretário de Educação do Acre, Mauro Sérgio Cruz, está entre os representantes municipais e estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal que estão reunidos na capital da Bahia para o lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem. O evento começou nesta quinta, 25, e termina hoje.

O documento, elaborado em conjunto pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lista as prioridades das redes estaduais e municipais no que se refere à oferta de Educação Básica pública e de qualidade do ensino que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).

O evento reuniu secretários estaduais e municipais de todo o país (Foto: Josenildo Almeida/Ascom Consed)

A Agenda de Aprendizagem foi escrita com a colaboração de todos os secretários estaduais e municipais do país e será uma ferramenta norteadora para o trabalho dos educadores pelos próximos dois anos. Nela estão elencados temas estratégicos sobre Financiamento, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em regime de colaboração, Ensino Médio, Gestão escolar, Avaliação, Formação de professores, Inovação e tecnologia.

“É um sinal de unidade dos estados brasileiros, dos secretários de Educação, juntamente com a Undime, e do nosso compromisso em promover nos nossos estados uma educação de qualidade, tendo o MEC como nosso grande parceiro.”, avalia Cruz.

A presidente do Consed, Cecília Motta, explica que essa é a primeira vez que o Consed e a Undime debatem uma agenda em conjunto. “Estamos muitos felizes porque a escola pública brasileira está aqui, hoje, em uma agenda para que a gente possa dar o caminho para o Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o MEC possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro”.

Pela primeira vez Consed e Undime se reúnem para discutir uma agenda comum (Foto: Claudionor Jr./Ascom Consed)

Além disso, o evento integra o calendário de comemorações do Dia Mundial da Educação (28 de abril).  Os secretários participam de oficinas com representantes do Consed, da Undime e do MEC para discutir integração de ações a curto, médio e longo prazos, a partir da Agenda da Aprendizagem.

Temas como “A TV Escola e a integração com o Consed e a Undime” e “Financiamento da Educação: novo Fundeb” são debatidos nestes dois dias de encontro, que também trata da devolutiva dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem; e da prestação de contas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter