Acre qualifica servidores da saúde pública com investimento em ciência e pesquisa

Em um ambiente de muita concentração e dedicação ao saber, 40 alunos acreanos estão tendo a oportunidade de qualificação acadêmica na Faculdade de Medicina do ABC. A iniciativa é uma ousadia do governo do Estado para, por meio da ciência e pesquisa, buscar melhorias para as políticas públicas na saúde pública.

Os alunos, que por dois anos fizeram seu mestrado, começam nesta semana a defesa de suas dissertações. O clima de nervosismo é só até se iniciar a apresentação, depois a confiança e segurança tem tomado conta daqueles que buscam mostrar como suas pesquisas são sim relevantes para a sociedade. Como professor doutor, o governador Tião Viana fez parte de três bancas e foi ativo em suas considerações.

Nesta terça-feira, 20, o servidor público, e agora mestre, José Gondim defendeu seu trabalho sobre a judicialização da saúde no Acre. Em resumo, o tema aborda a busca, por meio de ação judicial, por medicamentos e serviços de saúde que os pacientes não conseguem ter acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos planos privados.

Ao fim da defesa, e com o anúncio de que seu título de mestre estava aprovado, Gondim, com suas palavras misturando emoção e razão, fez reverência ao projeto de qual faz parte, uma parceria do governo do Estado com a FMABC. “Permitir a melhoria das nossas mentes, a visão de mundo, não tem preço. Isso é muito grande para ser agradecido aqui”, disse.

Busca por resultados

“Permitir a melhoria das nossas mentes, a visão de mundo, não tem preço. Isso é muito grande para ser agradecido aqui”, disse o, agora Mestre, José Gondim [à esquerda] (Foto: Arison Jardim/Secom)
As horas de leitura, pesquisa e análise proporcionaram a esses jovens servidores acreanos a oportunidade de buscar soluções para questões que vivem no cotidiano da gestão pública. Mas, além disso, proporcionou o vínculo com novos amigos, que nas horas de muita pressão, ajudavam a dar ânimo e força para o objetivo final.

Gondim também fez questão de relatar esse sentimento, de quem ficou dois anos concentrado em um trabalho, que faz parte do governo gerido por Tião Viana. “Tenho grandes amigos aqui, a gente se conhece, vive o dia a dia. Esse é um legado que o senhor vai deixar, governador. Nós nos transformamos aqui, formamos grupos e podemos analisar dados com mais eficiência, propor políticas públicas mais eficientes. Isso é um grande processo de inovação”, declarou.

A servidora pública e também candidata ao mestrado, Fabiana Martins, também comentou sobre seu sentimento por estar chegando ao fim de dois anos de pesquisa nesta semana. “Acompanhar, durante essa semana, as defesas das dissertações dos meus colegas, que o Acre nos proporcionou, é uma emoção inenarrável. Essas pesquisas estão vindo para enriquecer mais o estado na questão científica. Talvez, sem essa ligação com a FMABC, não teríamos a oportunidade de viver a pesquisa”, disse.

O coordenador da parceria pela FMABC e professor doutor Luiz Carlos Abreu, acredita que o legado do governador Tião Viana é deixar o princípio da educação pautado no pensamento científico (Foto: Arison Jardim/Secom)

Esse sentimento de dever cumprido, nesta primeira etapa, e de caminho aberto para o conhecimento, é compartilhado também por Luiz Carlos Abreu, coordenador da parceria pela FMABC e professor doutor. Com muito entusiasmo, ele demonstrou nestes dois dias que a ciência tem muito a contribuir para a saúde no estado e que está honrado em fazer parte e poder contribuir com isto.

“Seu legado, professor [Tião Viana], foi deixar esse princípio da educação pautado no pensamento científico. O povo do Acre hoje deve se felicitar por ter governantes e estudantes como vocês. Esse é um dos trabalhos mais belos que fizemos ao longo desses 50 anos na Faculdade de Medicina do ABC”, afirmou Abreu.

Ele enfatizou também a importância do povo acreano neste processo, pois será o principal beneficiado com a difusão do saber por 40 novos mestres e doutores. “O povo do Acre está de parabéns pela forma de conduzir a grandeza daquele estado. Nossa contribuição, por menos que tenha sido, permitirá fazer um crescimento paulatino e constante. A Faculdade está honrada por ter tido essa oportunidade de trabalhar com pessoas tão guerreiras”, declarou.

O governador Tião Viana lembrou do trabalho que o Estado tem feito para qualificar seus servidores. Para ele, somente com conhecimento é possível avançar nas políticas públicas. “As cooperações de conhecimento abrem uma esperança enorme de um futuro de qualidade na tomada de decisões, de compreensão, de estudo e valor que o Acre merece, por parte de toda a população e as gerações que estão por vir”, afirmou.

Esforço

Durante a gestão de Tião Viana, o Acre já ofereceu a oportunidade para mais de 1000 profissionais se qualificarem na área da saúde. (Foto: Arison Jardim/Secom)

O projeto do governo detém investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão e representa, além da qualificação para as políticas públicas do estado, um passo importante para a instauração do curso de Medicina na região do Juruá, no Acre. A ação é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a FMABC e a Universidade Federal do Acre (Ufac). Foram selecionados 40 médicos e outros profissionais da saúde – 30 fizeram o mestrado e dez, o doutorado.

Durante a gestão de Tião Viana, o Acre já ofereceu a oportunidade para mais de 1000 profissionais se qualificarem na área da saúde. Nesse período, o governo já realizou parcerias com as universidades de São Paulo (USP), Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina e Federal do Pará (UFPA). Recentemente, o governo começou uma nova parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, para a área do Direito.

Esta ação se torna ainda mais importante, quando é possível ver que nacionalmente, o cenário está pouco animador para a ciência e tecnologia, com o governo Federal alocando o menor orçamento da história para o setor, sendo o deste ano cerca de 19% menor que 2017.

Saiba mais: Governo fortalece saúde pública com pesquisa científica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest