Acre realiza 1ª Conferência Estadual de Segurança dias 9 e 10 de julho

Toda comunidade pode participar levando sugestões de temas para o debate

marcia_regina_foto_angela_peres_02.jpg

Secretária de Segurança, Márcia Regina, acredita que conferência democratiza ações no setor (Foto: Angela Peres/Secom)

Primeiro foram os encontros municipais, em seguida os regionais e agora a Secretaria de Segurança Pública realiza nos dias 9 e 10 de julho, a partir das 8 horas, no auditório da FIRB, a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. Do encontro serão tiradas diretrizes para apresentação na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto.

Temas como valorização profissional, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social de crimes foram alguns temas abordados nas regionais, que também voltarão a ser debatidos no encontro estadual. A secretária Márcia Regina diz que estes foram alguns eixos sugeridos pelo ministério da Justiça, mas cada regional apresentou suas próprias demandas, como o policiamento comunitário. "No Alto Acre, a reivindicação é quanto a repressão de drogas por causa da fronteira com Peru e Bolívia. No Juruá há carência de policiais, o que será logo resolvido". O policiamento comunitário, que promove a aproximação maior da polícia com a comunidade, é unanimidade em todo o Acre, esclarece a secretária.  

Márcia Regina acredita que com a realização da Conferência Nacional, as políticas públicas de segurança serão unificadas, mas valorizando as peculiaridades regionais. "No Acre, por exemplo, há ramais, muitos rios, utiliza-se mais facas que revólveres nos crimes. Fazemos fronteira com países produtores de cocaína e muitas ações de combate ao crime ocorrem na selva. Isso tudo tem que ser levado em conta na hora da elaboração de projetos e liberação de recursos", avalia a secretária Márcia Regina.    

Cerca de quatrocentas pessoas são esperadas para a Conferência Estadual dos dias nove e dez e 41 serão escolhidas para participar da Conferência Nacional em Brasília. Todas as pessoas interessadas podem participar do encontro e levar sugestões para a discussão deste importante tema.