Acre realizará workshop para fortalecer integração do ensino, serviço e comunidade na área de saúde

Um workshop intitulado “A Integração Ensino-Serviço-Comunidade como Estratégia de Fortalecimento do Cuidado em Saúde” será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório do Bloco E do Centro Universitário Uninorte, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

Segundo a técnica da Divisão de Ensino e Pesquisa da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Estela Livelli, o evento tem o objetivo de subsidiar a elaboração do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).

“O Coapes é um instrumento que visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, garantindo o acesso organizado dos cursos das áreas de saúde, como nível técnico, graduação e pós-graduação/residências em saúde, às unidades de saúde sob gestão local do SUS (Sistema Único de Saúde), que são cenários de práticas para a formação em saúde”, afirma Livelli.

Cerca de 200 pessoas são esperadas no evento, entre gestores do SUS e de ensino, trabalhadores da saúde, docentes, discentes, representantes de entidades de classe profissional e do controle social.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), juntamente com a Prefeitura de Rio Branco e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Foto: Arquivo Secom

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), juntamente com a Prefeitura de Rio Branco e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No primeiro dia de evento haverá mesa redonda sobre a integração ensino-serviço, com participação também dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde. Serão abordados assuntos como contrato organizativo de ação pública ensino-serviço; formação em serviço e a integração ensino-serviço; e o papel do controle social na integração ensino-serviço. Também será realizada análise do cenário dos campos de prática/estágio e grupos de trabalho.

Já no último dia, ocorrerá análise do cenário dos campos de prática/estágio com participação de instituições de ensino. São elas: Universidade Federal do Acre (Ufac); Centro Universitário Uninorte; Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao); Unimeta – Centro Universitário; Universidade Paulista (Unip); Universidade da Amazônia (Unama); Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Acre); Centro de Educação Técnica e Especializada do Acre (Ceteac); comissões de residências em saúde e conselhos de classe. O evento será encerrado com plenária e discussão dos próximos passos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter