Saldo positivo

Acre tem saldo positivo na geração de empregos, afirma Caged

Por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o governo do Estado investe aproximadamente R$ 700 milhões em infraestrutura, revitalização do setor da saúde, educação, esporte, lazer e segurança entre outros.

Paralelamente, cerca de 3 mil empregos foram gerados no setor da construção civil e a previsão é de que esse número aumente ainda mais devido ao período do verão, em que as obras acontecem em ritmo mais intenso.

De acordo com o gestor das Seop, Átila Pinheiro, os investimentos do Estado em obras públicas impulsionam o crescimento direto e indireto no setor com a contratação de mão de obra e a compra de insumos para a continuidade das ações.

“Com a chegada do verão, as obras se intensificam e não apenas as obras públicas, mas as privadas tendem a aumentar o que significa crescimento na geração de emprego nesse setor. Até o fim do ano, serão gerados novos postos de trabalho, alcançando os cinco mil empregos incluindo os diretos e indiretos”, disse o gestor.

Crescimento no setor

É o que comprova o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo os dados relacionados ao mês de junho deste ano, o Acre teve uma vantagem de 189 vagas de emprego na construção civil, setor que favorece a renda de muitas famílias e a economia local.

Ao todo, foram 1.822 admissões contra 1.633 desligamentos no estado, portanto, o saldo de contratações foi maior que o de desligamentos. Ainda segundo levantamento do Caged, o setor que mais criou vagas no estado foi o de construção civil, que abriu 189 postos, seguido do de comércio, com 26 novas vagas.

Obras que movimentam a geração de empregos

Buscando ampliar os atendimentos em saúde, garantindo que pacientes realizem procedimentos médicos próximos de seus domicílios, o governo do Estado entregará nos próximos dias o Hospital Geral de Brasileia, que atenderá os moradores da regional do Alto Acre com atendimentos de média e alta complexidades.

Previsto para ser entregue em setembro, o Complexo do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) já está em funcionamento e contabiliza até agora mais de 143 mil exames de raio x, mais de 15 mil exames de ultrassonografia, 62 mil tomografias computadorizadas e mais de 25,6 mil exames de ressonância magnética.

Farão parte do complexo o CER III, Centro Especializado em Reabilitação (visual – oftalmologia, auditiva – otorrinolaringologia, intelectual – neurologia e reabilitação física – fisiatria, ortopedia e neurologia) e o Lago do Amor, muito além de um cartão-postal, uma área para tratamentos de recuperação de pacientes neurológicos e ortopédicos.

Outro destaque no setor da saúde é a construção e ampliação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), reforma e ampliação do Hospital do Câncer (Unacon), Maternidade de Feijó, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul e tantas obras que ratificam o compromisso e prioridade do governo do Estado no setor.

“O governador tem a área da saúde como umas das prioridades de sua administração, não medindo esforços para trazer investimentos para o setor. Tanto que hoje temos, entre agosto e dezembro deste ano, a entrega de seis grandes obras, unidades que serão referência no atendimento das regiões de saúde no Estado. Se formos ver o quantitativo de investimentos que o governador está dedicando só em obras, é um investimento em torno de 180 milhões de reais para ofertar uma melhor assistência em saúde à população”, reforça o  secretário adjunto de Planejamento e Gestão da Sesacre, João Francalino.

No maior complexo habitacional do Acre, a Cidade do Povo, além da entrega das moradias, o Estado reafirma o compromisso de atender às famílias da região com a construção da UPA, escolas, espaços de cultura e lazer, creches entre outros.

Ainda este ano, serão inauguradas a Escola de Gastronomia e a delegacia para atender as demandas na região.

Além das obras de infraestrutura na capital, em continuidade às ações de desenvolvimento, os espaços de cultura na capital e em alguns municípios estão sendo revitalizados para fomentar o conhecimento e a cultura no estado.

Outro importante prospecto é o Museu dos Povos Acreanos, uma referência em tecnologia projetada para atender todos indistintamente, inclusive com todo o sistema de acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

Com as obras em andamento e outras que serão iniciadas, a tendência é de que o setor da construção civil no estado possa crescer ainda mais este ano.