Acre vacina mais de 98% do rebanho na 39ª Etapa de Erradicação da Febre Aftosa

Cerca de 1,3 milhão de bovinos e bubalinos foram vacinados na 39ª Etapa de Erradicação da Febre Aftosa, de acordo com registros do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC). O montante representa 98,96% da quantidade total de animais que deveriam ser imunizados entre maio e junho deste ano, período que ocorreu a campanha.

O coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres, destaca que o rebanho total do estado ultrapassa os três milhões, contudo, nesta etapa da campanha, apenas 1,3 milhão de animais, com até dois anos de idade, deveriam ser imunizados.

“A inadimplência registrada é menor que 5% e as equipes do Idaf já estão visitando essas propriedades, notificando os criadores para que eles possam vacinar o rebanho e informar ao instituto no menor espaço de tempo possível”, afirma Torres.

De maio de 2017 a maio deste ano, o estado registra uma desobrigação de imunização de 900 mil animais a menos, gerando, assim, menos gastos para os criadores de animais.

O coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa destaca que a próxima etapa de vacinação contra a doença será realizada no Acre em novembro deste ano e será a penúltima campanha antes da retirada da obrigação da vacina no Acre, que se inicia em 2019.

“Na próxima campanha, teremos que vacinar o rebanho todo do estado, que hoje corresponde a cerca de 3,1 milhões de animais”, adiantou o coordenador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter