Cades promove Conferência Livre sobre Segurança

Participantes devem aprovar sete diretrizes e três princípios

 

cades_segurana.jpg

Gestores debatem os temas saúde e segurança (Foto: Nonato Souza/Assessoria Sesp)

Em continuidade ao processo de elaboração dos princípios e diretrizes para a Conferência Nacional de Segurança Pública, a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) promove nesta sexta-feira, 29, a primeira conferência livre. O encontro reúne representantes das 24 entidades ligadas à Cades e propõe debater a relação entre a saúde e a segurança pública.

Dos sete eixos base elaborados para fomentar a discussão pelo Ministério da Justiça, três estão relacionados à saúde: valorização profissional e otimização das condições de trabalho; prevenção social do crime, das violências e construção da cultura de paz; e diretrizes para o sistema de prevenção e atendimento emergencial de acidentes. 

“Nosso objetivo é sensibilizar vários segmentos da sociedade no sentido de mostrar que todos fazem parte do processo de construção de medidas que resultem na diminuição dos índices de criminalidade e na construção da cultura de paz”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal.

Dessa conferência livre serão aprovadas sete diretrizes e três princípios que irão fazer parte do conjunto de proposições apresentadas na etapa nacional da conferência.

Para o secretário Osvaldo Leal, a partir do debate serão identificados os impactos da violência nas políticas direcionadas à área de saúde, além de permitir a elaboração de estratégias de prevenção. “Vamos discutir como a saúde se insere na política de segurança pública.”

As conferências livres fazem parte do processo de construção do plano nacional de segurança pública com cidadania e podem ser realizadas pelos mais varidados segmentos da sociedade, dos trabalhadores da área de segurança e do poder público.