Campanhas de vacinação contra a poliomielite e hepatite B são lançadas em Senador Guiomard

Amsterdan sandres, James Gomes, Maria Dioneide (Foto:  Golby Pullig)

Amsterdan sandres, James Gomes, Maria Dioneide (Foto: Golby Pullig)

“Leve seu super-herói menor de 5 anos ao Posto de Vacinação. E não esqueça a caderneta”. Com esse slogan foi iniciada neste sábado, 16, a mobilização nacional para imunizar crianças de até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite, a paralisia infantil. O lançamento oficial da campanha no Acre ocorreu no município de Senador Guiomard. Do ato oficial participaram a secretária de Saúde de Senador Guiomard, Maria Dioneide, o prefeito James Gomes e o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Amsterdan Sandres. As ações são realizadas em parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e prefeituras.

Maria Antônia com o filho Fernando de 1 ano e 7 meses (Foto: Golby Pullig)

Maria Antônia com o filho Fernando de 1 ano e 7 meses (Foto: Golby Pullig)

A festa preparada para as crianças atraiu pessoas como a dona de casa Maria Antônia Leal, mãe do pequeno Fernando de 1 ano e 7 meses que mesmo tendo levado o filho para tomar a vacina contra a pólio há uma semana foi conhecer de perto todos os serviços disponíveis na rede pública de saúde. “Ver que as pessoas estão atendendo nosso chamado é o objetivo desse lançamento. A população precisa ser parceira e procurar as ações que estão disponíveis para melhorar a saúde do Estado”, afirmou o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Amsterdan Sandres.

Leia mais

Saúde do Homem será implantado em Acrelândia e Plácido de Castro

Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais está em novo endereço

Acre está entre os três Estados finalistas de prêmio de ações preventivas a hepatites

A previsão é de que este ano sejam imunizadas contra a poliomielite em todos os municípios 81.351 crianças menores de 5 anos, correspondente a 100% da população do Estado nessa faixa etária. A meta desta campanha é alcançar 95% do total de crianças desta faixa etária, totalizando 77.283 crianças. “Nós vamos trabalhar para atingir essa meta aqui no município”, afirmou a secretário de Saúde de Senador Guiomard, Maria Dioneide.

Os municípios serão responsáveis pela busca ativa para a população rural, com mobilizações feitas por meio dos programas de agente comunitário de saúde e programa de saúde da família. O Brasil mantém hoje a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. Nesta etapa as crianças ainda recebem as gotinhas, mas no segundo semestre deste ano, o Ministério da Saúde irá oferecer a vacina inativada contra a poliomielite, de forma injetável.

Seu Manuel procurou espontaneamente o teste rápido para detecção das hepatites (Foto: Golby Pullig)

Seu Manuel procurou espontaneamente o teste rápido para detecção das hepatites (Foto: Golby Pullig)

Contra as hepatites – Junto com a campanha de vacinação contra a pólio iniciou também neste sábado a campanha de intensificação contra a hepatite B, que pretende imunizar pessoas adultas entre 0 e 29 anos com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Considerado de alta endemicidade para a doença, o Acre realizou outras campanhas de imunização contra este tipo de hepatite. Em 1998, a vacina foi oferecida à toda a população e em 2011, disponibilizada para pessoas entre 20 e 24 anos.

Até o dia 6 de julho, a população terá  acesso às duas vacinas e ao teste rápido para detecção das hepatites B, C e D em todos os centros de saúde do Estado. Com 100% de eficácia, o teste é gratuito e o resultado sai em no máximo meia hora. Manoel Cardoso, trabalhador de serviços gerais, aproveitou a passagem pelo centro da cidade, ficou sabendo do teste e resolveu fazer. “É melhor fazer logo porque se tiver a doença já começa a tratar”, avalia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter