Conferência Estadual de Segurança Pública

Governo do Estado reúne pela primeira vez comissão organizadora

publicao.jpg

Comissão reúne 44 entidades e trabalha os temas da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública (Foto: Assessoria/Sesp)

A Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência de Segurança Pública do Acre (Conseg) se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira, 17, em atendimento as diretrizes do Regimento Interno da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, prevista para o dia 30 de agosto.

A COE é convocada pelo poder executivo. É formada por representantes da Segurança Pública, Trabalhadores, entidades de classe, Igrejas, Federações, Organizações, Associações, Sindicatos e ONGs. No caso do Acre a COE é composta por 44 entidades. A presidência da COE, também por imposição do Regimento Interno da 1ª Cosneg, fica a cargo dos Secretários Estadual de Segurança Pública.  A secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina de Souza, coordenou a 1ª reunião da COE Acre. 

Ela lembrou que restam apenas dois meses para a realização da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, marcada para os dias 8, 9 e 10 de julho. "Se faz necessário um esforço conjunto para que os objetivos sejam alcançados", ressaltou.

Márcia Regina informou como sendo competência da COE coordenar, realizar, orientar os trabalhos das comissões municipais, mobilizar a sociedade civil; produzir e divulgar, viabilizar a infraestrutura necessária e definir o tamanho da Conferência Estadual de Segurança Pública. Ao final um relatório será produzido para ser documento de consulta e aproveitamento da conferência nacional.

Faz parte do regimento a criação de subcomissões tiradas de apenas dez de entidades de onde sairá a comissão executiva, responsável por condensar as propostas. O resultado será apresentado à Comissão Estadual para avaliação e aperfeiçoamento.