Hemoacre homenageia doadores de sangue

Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e para marcar a data o Hemoacre (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre) prepara uma programação com o tema: “Quem Ama, Doa”. As atividades – declamação de poemas, apresentação de vídeos e músicas – serão desenvolvidas na recepção do Hemoacre, das 9 às 12 horas desta quinta-feira, 14.

A data é uma oportunidade para incentivar a população a doar sangue. “Aproveitamos para convidar os doadores dos tipos sanguíneos O (+) e O (-) a comparecer ao Hemoacre para doar sangue. Esses dois tipos sanguíneos são muito solicitados e devemos ter sempre à disposição para atender as urgências e emergências”, informa a gerente do Setor de Captação de Sangue, Marlice Aquino.

Marlice diz ainda que a reposição diária (dos tipos O+ e O-) ainda se encontra de forma lenta, ou seja, em número abaixo da expectativa para manter o estoque. “A conscientização das pessoas é a única maneira de aumentarmos as doações. Além de ser um ato de solidariedade, a doação de sangue é uma responsabilidade social, uma vez que não existe nada que o substitua. Sangue não se fabrica, doa-se”.

Os interessados em doar podem comparecer ao Hemoacre, na Avenida Getúlio Vargas nº 2.787, Vila Ivonete, próximo ao Teatrão. O atendimento é realizado de segunda a sábado, inclusive aos feriados, das 7 às 17h30. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3228-1494 e 3248-1380

{xtypo_rounded2}

PARA DOAR SANGUE É PRECISO

– Ter de 16 a 68 anos

– Pesar a partir de 50 quilos

– Estar portando documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS)

– Estar bem alimentado, porém evitar alimentos gordurosos

– Ter dormido de 6 a 8 horas na noite anterior

– Evitar uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação

– Evitar fumar por duas horas antes da doação

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter