Mais quatro municípios acreanos recebem a implantação do Programa Saúde do Homem

O Programa Saúde do Homem vai retornar suas atividades no dia 27 de abril com a implantação da Política Nacional de Atenção Básica a Saúde do Homem (Foto: Assessoria Sesacre)

O Programa Saúde do Homem vai retornar suas atividades no dia 27 de abril com a implantação da Política Nacional de Atenção Básica a Saúde do Homem (Foto: Assessoria Sesacre)

O Programa Saúde do Homem vai retornar suas atividades no dia 27 deste mês com a implantação da Política Nacional de Atenção Básica a Saúde do Homem. Agora os municípios que irão receber o programa são Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Manuel Urbano. Os atendimentos seguem até o dia 12 de maio

Os atendimentos começam na Escola Bela Flor, em Epitaciolândia, e no dia 28 é a vez da comunidade de Assis Brasil. Dia 11 de maio, a implantação do programa acontece em Sena Madureira e no dia 12, na Escola Nazira em Manoel Urbano.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, o médico urologista Mauro Trindade, cerca de 800 homens serão atendido entre consultas e exames. “Estamos com estimativa de atender cerca de 200 homens em cada município, com idade entre 19 e 59 anos. O objetivo do programa é chamar a atenção dessa população para a prevenção de doenças como câncer de próstata, difusão erétil e câncer de pênis”, explica Trindade.

Leia mais

Campanha de vacinação 2012 terá prazo menor e duas novas vacinas

Cuidando dos Seus Olhos: saúde especializada mais perto de casa

Saúde do Estado formaliza parceria para atender indígenas com ações de atenção básica

A equipe Estadual do Programa Saúde do Homem é formada por quatro profissionais de saúde – os médicos urologistas Mauro Trindade e Fernando de Assis, o geriatra Warley Guerra e a técnica Maria do Carmo. Os profissionais em saúde de cada município estão recebendo uma capacitação para darem continuidade às ações de promoção e prevenção da saúde do homem.

Em 2011, o projeto já visitou seis municípios (Brasileia, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Xapuri), totalizando mais de 400 atendimentos.

A Política Nacional de Atenção Básica a Saúde do Homem foi implantada em 2009 no Acre. O Ministério da Saúde (MS) disponibilizou R$ 150 mil para o Estado que foi pago em duas parcelas – a primeira no início do programa e a segunda em 2012. Já nos municípios a quantia estabelecida foi de R$ 55 mil, uma vez que o MS utiliza como critério o número populacional de habitantes e a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) para a liberação dos recursos. Os municípios de Sena Madureira e Tarauacá foram os primeiros a receber o incentivo financeiro para investir na prevenção da saúde do homem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter