Município prepara os delegados para 1ª Conferência Estadual

E neste sábado o Governo do Estado realiza a Conferência da Regional VI que inclui Rio Branco, Bujari e Porto Acre

 

conferncia.jpg

Conferência discutiu propostas para apresentar no encontro regional (Foto: Marcos Vicenti/Assessoria PMRB)

O auditório da Uninorte está sendo palco da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, etapa municipal de Rio Branco. Os debates transcorrem dentro de um planejamento pré estabelecido, desde as primeiras horas da manhã de ontem, quinta-feira, e se encerram por volta de 17hs desta sexta, 22.

Na abertura do encontro, a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina Pereira de Souza falou sobre a importância do evento. “A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”.

E afirmou que “importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre a sociedade civil, poder público e trabalhadores da área. O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009”.

Neste sábado, 23, será a vez da Conferência da Regional VI que inclui Rio Branco, Bujari e Porto Acre, evento organizado pelo Governo do Estado. Desta pré-conferência serão indicados 350 delegados para a Conferência Estadual. As conferências regionais não são eletivas, não tendo, portanto, direito de eleger delegados.

Nem por isso a população deixa de ser bem representada. A indicação dos delegados segue rigorosamente a composição imposta pelo Regimento Interno da 1ª Conferência Nacional de Segurança que determina a participação de 40% de representantes da sociedade civil, 30% de representes de trabalhadores em Segurança Pública e 30% de representantes do Poder Público.

Na Conferência Estadual (primeira quinzena de julho) qualquer cidadão, entre os delegados eleitos ou indicados, pode se candidatar a uma vaga para representar o Acre na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que acontece em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter