Secretaria de educação apresenta dados de avaliação de aprendizagem

Secretário de educação apresenta dados do Seape 2014 a gestores e equipe da pasta (Foto: Marinêz Pontes/SEE)
Secretário de Educação apresenta dados do Seape 2014 a gestores e equipe da pasta (Foto: Marinêz Pontes/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Acre (Seape) 2014. Os dados revelam o desempenho dos alunos das escolas públicas do estado em língua portuguesa e matemática nos ensinos fundamental e médio.

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição que atua no Acre desde 2009, foi a responsável por mensurar o rendimento dos estudantes. “Desenvolvemos os instrumentos de avaliação, os testes, matrizes, divulgamos os resultados e a partir disso uma série de ações são desenvolvidas em parceria com a secretaria”, descreve Wagner Rezende, coordenador da CAP/CAEd.

Em língua portuguesa, os alunos do 3º ano do ensino fundamental apresentaram crescimento de mais de 13 pontos percentuais de 2012 para 2014 . Em uma escala que tem como topo 550 pontos, o Acre, com 513,36 se enquadra no estágio avançado. Os números indicam que estão consolidadas as práticas leitoras e escritoras nessa etapa.

No 5º ano, o destaque é em matemática. O crescimento indica que, nessa fase, houve avanço nas questões de raciocínio lógico e matemático em nove pontos percentuais. “Deve-se ao fato de as escolas terem melhorado os processos, especialmente de avaliação, qualidade do acompanhamento ao trabalho dos professores e aprendizagem dos alunos”, pontua Rúbia Cavalcante, diretora de ensino da SEE.

A apresentação foi feita no auditório da SEE, em Rio Branco, para gestores das escolas dos ensinos fundamental 1 e 2, médio e rural. Ainda entre os destaques, os alunos do 9o ano que apresentaram bons resultados nas duas avaliações, com melhor desempenho em língua portuguesa. No ensino médio, 56% das escolas evoluíram nas questões avaliadas.

Mas ainda há aspectos que precisam ser reforçados. “Maior investimento em consultoria, em qualificação de professores, reformulação de currículos e revisão de metodologias são algumas ações que vamos reforçar para ter maior crescimento”, enfatiza Marco Brandão, secretário da pasta.

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