Trinta produtores de Epitaciolândia recebem os primeiros lotes de ovelhas do município

110620 "Estamos apostando na produção rural, dando total atenção para o pequeno produtor”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)12governadorentregaovelhasecarneiros15

“Estamos apostando na produção rural, dando total atenção para o pequeno produtor”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Joaquim Rodrigues de Souza vai virar criador de ovelhas aos 78 anos. Animado, ele recebeu o lote com 12 fêmeas e um macho cheio de expectativa de ampliar e diversificar a renda na propriedade. E não é só na ovinocultura que ele está apostando: também foi beneficiado com a construção de um açude. Com a ajuda do governo do Estado, vai criar peixes.

Trinta produtores receberam, no último sábado, 9, os primeiros lotes de ovelhas em Epitaciolândia, entregues pelo Governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Trinta produtores receberam, no último sábado, 9, os primeiros lotes de ovelhas em Epitaciolândia, entregues pelo Governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Trinta produtores receberam, no último sábado, 9, os primeiros lotes de ovelhas em Epitaciolândia, entregues pelo Governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Trinta produtores receberam no último sábado, 9, os primeiros lotes de ovelhas em Epitaciolândia, entregues pelo governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Joaquim é um dos 30 produtores que receberam no último sábado, 9, os primeiros lotes de ovelhas em Epitaciolândia, entregues pelo governo do Estado através da Secretaria de Produção. Serão entregues até 2014 oito mil animais, beneficiando 600 famílias. Segundo o governador Tião Viana, já está em andamento o projeto da segunda etapa do programa de ovinocultura, que vai oferecer mais 12 mil ovelhas, benficiando 1.500 famílias.

“Se uma pessoa tiver uma renda de classe média no campo, mudará completamente a realidade. Será uma revolução no desenvolvimento, e isso é perfeitamente possível com um açude para criar peixes, um pequeno rebanho de ovelhas, as frutas. É por isso que estamos apostando na produção rural, dando total atenção para o pequeno produtor”, disse o governador Tião Viana.

O mercado de ovinos no Brasil é totalmente favorável à produção. Estados vizinhos, como Amazonas, importam boa parte da carne que consomem, e outros países se interessam em comprar a produção brasileira. “Já está faltando carneiro no Acre. Porque quando o governador Tião Viana se compromete com algo, ele vai até o fim e incentiva toda a cadeia produtiva. Um exemplo é o contrato da compra de carne de carneiro para a merenda escolar, colocando essa proteína duas vezes por semana na rede pública de ensino. O Frigorífico Anassara já está com dificuldade em atender ao contrato. Mas até o fim do ano, os produtores que receberam seus lotes recentemente já estarão em condições de abastecer o frigorífico, atendendo parte do mercado”, explicou o secretario de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.

Leia mais

Tião Viana entrega novo lote de ovelhas para 30 produtores na Transacreana

Produtores apostam na ovinocultura

Governo entrega mais 390 ovelhas para produtores do Baixo Acre

Lourival Marques, secretário de Produção, afirmou que os primeiros produtores a receber as ovelhas já estão procurando a secretaria para devolver a cota de animais, mesmo antes do prazo de dois anos. “E isso tem acontecido porque os animais são fáceis de manejar e apresentam bons resultados. As ovelhas são uma forma de diversificar a produção e oferecem uma alternativa de renda ao produtor”, explicou.

Mais de três mil animais já  foram entregues

Segundo o veterinário responsável pelo programa, Alan Palú, até agora foram entregues 3.290 animais para 330 produtores, que são selecionados pela Secretaria de Produção por busca ativa ou auxílio de associações de produtores. Os produtores se comprometem a devolver, no prazo de até dois anos, a mesma quantidade de animais que receberam.

Todos os produtores beneficiados passam por um treinamento, o curso básico de manejo. Domingos Júnior, do Sebrae, será o responsável pelo treinamento, feito em parceria com o governo do Estado. “São animais que não exigem muitos cuidados, mas há um trato básico que deve ser observado, principalmente durante o inverno”, explica. Um dos requisitos para ser beneficiado é que o produtor tenha  ou construa um aprisco para abrigar os bichos.

O deputado Manoel Morais acompanhou a entrega dos animais. “Eu saí da zona rural aos nove anos e sempre sonhei em ver o homem do campo numa situação melhor. Hoje, neste governo, eu tenho realizado o sonho de ver os produtores recebendo apoio, sendo enxergados pelo poder público”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter