Acústico em Som Maior divulga os selecionados em edital

Foram aprovados oito projetos de shows com programação até dezembro

A música é uma das vertentes artísticas que mais se expande no Acre, ampliando o enfoque a vários estilos, do rock pop ao MPB e outros. Toda essa efervescência é resultante de projetos musicais, numa lista que inclui os festivais, shows, fóruns e encontros. Entre esses se destaca o Acústico em Som Maior, que em 2008 ganha nova roupagem e forma de agregar talentos, com o lançamento pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) do primeiro edital do projeto em seleção pública para Rio Branco.

Daniel Zen, presidente da FEM, contextualiza o processo do edital como um instrumento que fortalece a diversidade cultural. "O edital faz parte de uma estratégia do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, que permite o acesso à cultura e aos meios de produção cultural. Um programa de editais garante a democratização dos recursos públicos investidos em cultura, a transparência no uso desses recursos. Faz com que agentes e produtores culturais sejam co-gestores na construção das políticas públicas de cultura".

Foram apresentados 20 projetos e oito deles foram classificados, assim como previa o edital. Carol Di Deus, chefe do Departamento de Artes da FEM comenta que o processo de seleção foi muito construtivo. "Nós descobrimos muita coisa bacana, muito trabalho novo e muita gente nova que está produzindo" diz ela. "E o processo de escolha desses artistas foi muito difícil, pois havia muitos trabalhos de qualidade".

Serão três apresentações para cada projeto contemplado. A programação segue até o mês de dezembro com os demais projetos de shows aprovados no Acústico: Seja Bem Vindo (de Vitor José Farias), Na Ginga do Samba (Zenaide Ramos), Kanarô (Macilvo de Souza), Retrato do Meu Canto (Cicero e César de Farias), Barros (Jihane Barros), Os Enserveios da Natureza (Alexandre Anselmo dos Santos) e Aperiódico Ouriçonico (Clenilson Batista)

"Nesta edição houve uma mudança fundamental na condução do projeto, pois abrimos um leque de oportunidade para intérpretes, músicos e grupos. Hoje a proposta é dar oportunidade também aos novos artistas, apresentando composições com temas, além também de contemplar os veteranos"." explica Verônica Padrão, uma das idealizadoras do projeto.

O Acústico em Som Maior, que tem como objetivo promover e divulgar a música regional, em sua edição 2008, inicia no mês de julho, com o show Sete Luas, de Carlos Alberto dos Anjos, nos dias 8, 15 e 22.

Projeto – O Acústico em Som Maior surgiu há quatro anos, com a proposta de trabalhar músicas instrumentais, visando contribuir para a formação cultural e educacional do cidadão, proporcionada pela integração de artistas, estudantes e comunidade em geral. Desde então ganhou espaço e conhecimento dentre a categoria artística musical do estado.

Serviço: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas – Centro. Tel.: 32242133  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter