Em um ambiente de profunda emoção e envolvidos numa atmosfera espiritual, 13 adolescentes do Centro Socioeducativos Acre, decidiram descer ás aguas, declarar dependência de Deus e confessar a fé em Cristo. O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27, na área de oficinas da unidade.

O cronograma do evento havia sido preparado para o batismo de 11 socioeducandos que, de espontânea vontade, manifestaram interesse em realizar o ato simbólico que representa a purificação intimamente ligada à morte e ressurreição de Jesus. Mas a atitude de mais dois adolescente surpreendeu a todos os presentes. Eles decidiram se juntar ao grupo e também declarar publicamente a fé.

De acordo com a tradição cristã, o batismo é um momento de arrependimento, de renovo e de transformação. Assim foi o sentimento do Socioeducando J. V. C. P. que aproveitou o momento para pedir perdão e renovar os laços com a mãe. “É maravilhoso estar recomeçando uma nova caminhada com Cristo Jesus. Não tenho como explicar essa sensação que estou sentindo neste momento. Eu vou deixar aquele velho adolescente para trás e vou começar uma nova caminhada com Jesus”, disse.

Os adolescentes emocionaram os familiares com a atitude de fé (Foto: Elenilson Oliveira)

O presidente do Instituto Socioeducativo (Ise), Rogério Silva, explicou que o acompanhamento religioso dentro das unidades é fruto de parcerias entre a instituição e as igrejas que auxiliam no trabalho de socioeducação. “O Instituto entende que esse trabalho de parceria é um caminho e uma solução, juntamente com a educação, com o ensino profissionalizante, com a disciplina e com a obediência que é algo que nós não abrimos mão”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que o Ise se encontra de portas abertas para as igrejas que quiserem participar do projeto de assistência religiosa. “Ganha a sociedade e ganha os adolescentes, juntamente com a família, que decide caminhar com Deus, se aproximar das coisas de Deus e deixar para o passado as coisas e os atos infracionais cometidos”, ressaltou.

Para o diretor do Centro Socioeducativo Acre, Ad-ilson Dantas, a assistência religiosa, juntamente com os demais projetos desenvolvidos pelo Ise, trabalham no adolescente elementos comportamentais que auxiliam no processo de socioeducação. “Nós fechamos essa parceria com as igreja para implantar a assistência religiosa mais forte e, assim, poder não só trabalhar o adolescente, mas trabalhar a comunidade e o familiar desse adolescente, que aqui está, para que quando ele sair daqui possa encontrar a família de braços abertos e com os mesmos propósitos”, afirmou.