Agentes penitenciários recebem treinamento

No Acre, 880 agentes participam do curso de gerenciamento de crises no sistema prisional

curso_de_formacao_agentes_penitenciarios_foto_luciano_pontes_02.jpg
curso_de_formacao_agentes_penitenciarios_foto_luciano_pontes_04.jpg

Capacitação faz parte da estratégia de valorização e aperfeiçoamento dos servidores do sistema penitenciário (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Como gerenciar crises no sistema prisional e em que casos acionar o comando de gerenciamento de crises. Estas são algumas das técnicas que os 880 agentes penitenciários do Acre estão aprendendo num curso com carga horária de 80 horas-aula, ministrado em Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

O curso é ministrado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), em parceria com o Ministério da Justiça e Departamento Penitenciário Nacional, através da Escola de Administração Penitenciária.

A capacitação faz parte da estratégia de valorização e aperfeiçoamento dos servidores do sistema penitenciário. O objetivo é trabalhar para que eles tenham uma visão holística e estratégica das atividades a serem desempenhadas nas unidades penitenciárias do estado.

Vinte e dois instrutores especializados em Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional vieram de outros estados para somar forças aos seis especialistas do Acre.

"O curso vai repassar técnicas voltadas para situações de crise dentro das unidades, como motins, reuniões. As aulas são práticas e teóricas numa abordagem em que não sejam utilizados armamentos. A intenção é tentar controlar através das técnicas como verbalização, negociação e ele vai ser treinado para identificar as situações e medir suas dimensões, para saber em que momento ele deve acionar a rede de gerenciamento de crises, que envolve a Polícia Militar, Civil, Iapen e outros órgãos da Segurança", explicou Cristiano Vendramim Cancian, assessor técnico da Escola de Administração Penitenciária.

 

Confira o Vídeo :

{flv}noite_curso_agentes_penitenciarios{/flv}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter