Agentes penitenciários reforçam rotina de fiscalização e revistas nas penitenciárias do Acre

Com equipe mais do que duplicada, profissionais fazem revista com mais regularidade e combatem a entrada ilegal de objetos nas celas
Em 2008, as equipes de segurança dentro das penitenciárias foram reforçadas com o ingresso de 880 novos agentes penitenciários contratados pelo Governo do Estado através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Só na capital foram 640 novos agentes atuando no reforço da segurança dos presos e dos próprios funcionários do sistema penal.

O reforço permitiu, por exemplo, o aumento da frequência de revistas realizadas pela administração. "Antigamente a gente não tinha um número de agentes suficientes para fazer essa revista com uma rotina fixa. Agora, temos um efetivo bom que nos permite esse trabalho com regularidade e rigorosidade", afirmou o diretor interino do Iapen, Leonardo Neves.

O resultado dessa intensificação são as recentes apreensões de materiais que por vezes entraram ilegalmente no presídio. Nesta terça-feira, 17, durante uma revista ao pavilhão H da penitenciária Francisco de Oliveira Conde, foram apreendidos 20 celulares e uma pequena quantidade de maconha e cocaína que estavam de posse de alguns presos. Na semana passada também foram feitas revistas e apreensões de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares.

Leonardo Neves reforçou que esse será um procedimento contínuo dentro das penitenciárias de todo o Estado. Uma fiscalização que começa a ser reforçada com equipamentos modernos, como é o caso dos aparelhos de Raio-X instalados nas penitenciárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul desde o fim do ano passado.

Nosso sistema penitenciário tende a melhorar a cada dia. Os novos agentes ajudam muito nessas revistas de rotina, principalmente porque eles foram preparados para isso, passaram por todo um treinamento oferecido pela Secretaria de Segurança e agora reforçam o trabalho de equipe das penitenciárias", concluiu Neves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter