Agroindústria registra crescimento de 5% em 2007, segundo IBGE

O resultado, no entanto, ficou abaixo dos 6% obtidos pela indústria nacional

A agroindústria nacional registrou crescimento de 5% em 2007, acima do 1,5% registrado em 2006, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado, no entanto, ficou abaixo dos 6% obtidos pela indústria nacional.

Os setores associados à agricultura tiveram expansão de 4,9%, enquanto os vinculados à pecuária cresceram 2,8%. O principal destaque ficou com o grupo de inseticidas e outros defensivos agropecuários, que tiveram crescimento de 22% em sua produção.

De acordo com o IBGE, a causa desse resultado foi o mau uso nas lavouras de soja, cana-de-açúcar, milho e algodão. O instituto acrescenta ainda que essa lavouras registraram aumento da safra no ano passado.

No quarto trimestre, a agroindústria teve crescimento de 9,3%, superando o resultado do período imediatamente anterior, que teve expansão de 1,8%.

Segundo o IBGE, o bom desempenho da agricultura é atribuído às boas condições climáticas e ao acréscimo da utilização de adubos e fertilizantes e defensivos agropecuários. A safra de 2007 chegou a 133 milhões de toneladas de grãos, 13,7% acima do verificado em 2006. O volume foi recorde, diz o instituto.

Fonte: Folha Online