Alunos da zona rural visitam a Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos pela primeira vez

Com o objetivo de incentivar a leitura e o conhecimento sobre diferentes gêneros textuais, as crianças do 5º ano da Escola Pública Estadual Major João Câncio, zona rural de Rio Branco, localizada no quilômetro 80 da estrada Transacreana, visitaram  pela primeira vez a Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, na manhã desta quinta-feira, 17. A biblioteca foi entregue esta semana à população, após reforma.

Alunos visitaram os espaços da biblioteca Foto: Neto Lucena

Era perceptível a alegria nos rostos dos pequenos alunos, enquanto percorriam os setores da biblioteca, além de demonstrarem surpresa com o universo que estavam conhecendo. A visita garantiu a essas crianças um grande aprendizado, já que a leitura é um importante estímulo para o desenvolvimento da criatividade, escrita e expressão na fase infantil. As dependências da biblioteca permitiram que os alunos conhecessem variados gêneros literários, equipamentos digitais e um ambiente direcionado e decorado especialmente para a literatura infantil, onde eles puderam manusear as obras que desejavam.

A professora Eliana Paes da Silva, que acompanhou os alunos, disse que “esse momento é uma oportunidade ímpar na vida das crianças, essas visitas a ambientes públicos, que são voltados à leitura, com certeza contribuem muito para incentivar esses pequenos no universo dos livros. Viemos de tão longe, mas é de grande valia essa experiência com nossos alunos”, pontuou.

Alcione Ferreira, coordenador da biblioteca, expressou a importância das visitas no espaço, principalmente dos estudantes, escolas e comunidade em geral que buscam conhecer a literatura, bem como todo o espaço. “A biblioteca tem a missão de promover essa leitura e formar leitores, e isso a gente faz. Essas visitas são uma delas, e aqui as crianças vão circular toda a biblioteca, vão poder conhecer todos os setores e, no final, terão momentos especiais ao ouvir as histórias contadas por nossa equipe, no setor da literatura infantil”, disse.

Daniel Oliveira, de 10 anos, aluno da escola, usou pela primeira vez um computador. Para ele, foi tudo novo e encantador. “Estou muito feliz em visitar a biblioteca, ouvir histórias, ler novos livros. Estou encantado com todo o espaço, principalmente no espaço infantil que pude utilizar, pela primeira vez, o computador. Isso foi muito bom para mim”, comentou.

O aluno da zona rural, Daniel Oliveira, de 10 anos, usou pela primeira vez um computador Foto: Neto Lucena

A  história foi contada pela agente de leitura da biblioteca, Tânia Oliveira, que trabalha há trinta anos e encantou as crianças presentes com fantoches e livro. Ela destaca a importância em receber as crianças no espaço e do incentivo à leitura como também à cultura. “O nosso papel, como agente de leitura, é promover e incentivar a leitura. O mais importante de tudo é ser acesso, principalmente para os que vêm de longe, tanto da zona rural quanto dos municípios. É gratificante quebrar barreira e ser um agente cultural para essas crianças”, destacou.

Serviço

A Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, recentemente revitalizada, dispõe de um espaço aconchegante, um grande acervo literário, espaço infantil com atividades lúdicas, computadores com internet e está aberta para recebimento do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  Contato para informações e agendamentos pelo telefone 68-984112740.