Alunos de fonoaudiologia promovem dia de atividades para crianças do Centro de Reabilitação Dom Bosco 

Uma programação colorida e sonora fez parte do Dia das Crianças que frequentam o Centro de Reabilitação Dom Bosco, em Rio  Branco, em alusão ao Mês da Criança. Na última quarta-feira, 2, os alunos de fonoaudiologia do Centro Universitário Uninorte levaram atividades educativas para ajudar na reabilitação dos pequenos que “pintaram e bordaram” como diz o dito popular. 

“Tivemos um circuito de atividades educativas: pintura, várias atividades de coordenação motora,  histórias infantis , músicas. É cada vez mais importante a fonoaudiologia na vida dessas crianças, pois permite que a criança que não conseguia se alimentar pela boca, por exemplo, consiga, ou aquela que não se comunicava, se comunique”, explicou a fonoaudióloga do centro, Janaica Ribeiro. 

Foto: cedida

O centro recebe crianças, adolescentes e adultos com  todos os diagnósticos neurológicos como paralisia cerebral, Síndrome de Down,  microcefalia e outros. A fonoaudiologia atua no tratamento de disfasia, que é a dificuldade de deglutição, que faz parte dos distúrbios da linguagem oral, que pode atrapalhar também a alimentação. 

“O tratamento busca retomar a alimentação de forma segura dando prazer ao paciente de voltar a se alimentar normalmente tendo uma melhor qualidade de vida, além de outros aspectos que a fonoaudiologia  contempla”, destacou a fonoaudióloga. 

Nos outros dias, os alunos realizam atividades normais com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest