Alunos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul integram a rede do PIBIC Júnior

Programa de ciência e tecnologia é desenvolvido nacionalmente. Jovens do Acre começaram a participar em 2003

dsc_0010.jpg

Alunos da rede pública de ensino assinam termo de compromisso do Programa PIBIC Júnior Foto: Angela Peres

O bom desempenho escolar e as melhores notas na avaliação final fizeram com que 32 alunos do ensino médio da rede pública estadual de Rio Branco e dez de Cruzeiro do Sul fossem os selecionados para integrar a rede de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Cientifica – PIBIC Júnior. Desenvolvido pelo CNPq em parceria com os governos estaduais, o programa tem a proposta de despertar o interesse e a vocação científica nos jovens através de participação em atividades de pesquisa ou de extensão tecnológica ou científica.

Na manhã desta sexta-feira, 4, os alunos selecionados no Acre se reuniram na sede da Fundação de Tecnologia (Funtac) para assinar os termos de compromisso. Participaram da solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia, César Dotto, o assessor especial da Juventude André Kamai e a secretária de Educação Maria Corrêa.

Durante doze meses os alunos irão atuar junto aos pesquisadores das instituições parceiras do projeto, como a Ufac, as secretarias de Estado e municipais que atuam em áreas de pesquisa e a Embrapa, desenvolvendo pesquisas nas áreas ciências agrárias, exatas e de engenharias, de nutrição, meio ambiente, saúde e tecnologia. O valor da bolsa é de R$ 150.

A secretária de Educação destacou durante o evento a oportunidade de aquisição de experiência para o mercado de trabalho a partir da participação dos alunos da rede pública de ensino em projetos como o PIBIC Júnior. “Esse é o início de um belo currículo. Estamos plantando sementes na área de ciência e tecnologia”, disse ela.

Para a aluna da escola Lourival Pinho Arieli Daiane Lima Ribeiro, o programa atua na promoção do conhecimento científico, ajudando a orientar a escolha de carreira. “O mais importante é o conhecimento e a experiência para o mercado de trabalho”, ressaltou.

O programa é realizado em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT), que tem as ações voltadas ao apoio à pesquisa por meio de projetos selecionados por edital. César Dotto, secretário de Ciência e Tecnologia e presidente da Funtac, enfatiza que no Acre o programa conta com o apoio do Governo do Estado, e que ainda este ano mais 110 alunos serão selecionados para participar do PIBIC Júnior. “O programa visa divulgar amplamente a ciência e a tecnologia no Estado, além de possibilitar ao aluno de ensino médio a interação entre a teoria e a prática científica”, enfatizou Dotto. O secretário acrescenta ainda que este é o primeiro contato dos alunos com a ciência, e que deste início podem surgir grandes cientistas e pesquisadores. “A ciência é a base do desenvolvimento dos paises.

De acordo com a coordenadora do PIBIC Júnior no Acre, Magna Alves, os alunos selecionados em Cruzeiro do Sul também assinaram os termos de compromisso nesta sexta-feira. Eles já começam a desenvolver os projetos a partir deste mês.