Alunos recebem certificados de formação do setor de turismo

Instituto Dom Moacyr e parceiros formaram 120 profissionais que atuam diretamente no atendimento ao turista no Acre

O Governo do Acre, através do Instituto Dom Moacyr e instituições parceiras, realizou nesta segunda-feira, 22,  no auditório do Pinheiro Palace Hotel, a entrega dos certificados  aos formandos nos cursos de camareira  e governanta, atendente de turismo em espaço público, elaboração de projetos turísticos e recepção de turista em língua espanhola. Cerca de 120 trabalhadores estão qualificados e aptos ao desenvolvimento das atividades que visam fortalecer a cadeia do turismo no Acre. O evento encerra o ciclo de formação e capacitação em Rio Branco.

Estiveram presentes o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima; o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Cassiano Marques; o presidente do núcleo acreano da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav) Francisco Morais e George Pinheiro, presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre. São também parceiros no processo de qualificação a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih/Acre) e a Cooperativa dos Profissionais de Turismo do Acre (Aruakretur).

"Aqui estão alguns dos frutos desse grande trabalho", disse Lima, lembrando que em 2008 já estão formados em cursos técnicos cerca de 9 mil trabalhadores de todo o Estado. Cassiano Marques disse que a política de capacitação profissional e o fortalecimento do turismo só é possível mediante o ambiente de governabilidade e afinidade institucional prevalecentes no Estado.

Para 2009, informou Marques, os investimentos serão robustos no setor, com ênfase na potencialização do turismo interno.  Nesse contexto, os programas de qualificação serão levados aos municípios. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul) pretende implantar um programa destinado ao servidor público para que esse profissional viaje mais pelo Acre e conheça melhor sua terra.

Vários outros investimentos estão previstos, os quais elevarão a capacidade do setor em abrir novas vagas de trabalho. Em 2009 começam as obras do Acre Hotel Convention Center, do Grupo Irmão Pinheiro, cujos recursos estão assegurados. Oito novos empreendimentos hoteleiros estão em implantação no Acre com 1 mil novos leitos. Atualmente, a capacidade hoteleira é de 1,8 mil leitos. A rede registra média de ocupação de 80%.

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest