Ação social amplia presença na ZAP 5

Região do Santa Inês, uma das mais carentes de Rio Branco, começa a passar por transformações em infra-estrutura

zap3 zap4
zap_05_01.jpg

As agentes sociais Aline e Patrícia entrevistam dona Madalena na ZAP 5. Foto: Gleilson Miranda / Secom

A ação social visando consolidar o conceito de Zona de Atendimento Prioritário (ZAP) na região do bairro Santa Inês, em Rio Branco, envolve 28 profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS) atuando de modo intrínseco aos demais projetos e obras que já começaram a mudar a imagem dos nove bairros que compõem a ZAP 5.  A presença ostensiva de agentes sociais e gestores da ZAP (administradores, engenheiros, arquitetos) leva informação segura e tranqüilidade aos moradores.

É o caso de Maria Madalena, moradora há doze anos  da Travessa Maria Verônica. Sua casa de madeira passará por uma intervenção, será melhorada em alguns aspectos e receberá uma unidade sanitária adequada.  As visitas das agentes sociais lhe trouxeram clareza aos propósitos da ZAP: "Estou tranqüila. Minha família está satisfeita também", disse Madalena, referindo-se aos anos de abandono a que viu submetida sua rua. Desde ontem, no entanto,  uma máquina começou a fazer a remoção de mato e entulho como trabalho inicial da urbanização que será feita nas vias do bairro Mauri Sergio.

A ZAP é um conceito criado pelo Governo do Acre para levar serviços básicos e estruturantes às comunidades carentes em todo o Estado. Na ZAP 5, prevalece a história da formação dos seus bairros, a qual remonta às invasões muito comuns na década de 1980 e 1990 que ocorriam pela falta de políticas habitacionais.

A ZAP tem em seus bairros fundos de vale, divisores de bacia hidrográfica onde o esgoto corre a céu aberto. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ZAP será urbanizada e receberá obras de saneamento básico, rede de água e esgoto, drenagem, remoção de famílias das áreas de fundo de vale com realocação em unidades habitacionais de qualidade, recuperação ambiental com tratamento do fundo de vale para uso comunitário e projeto social com a comunidade.

Além disso, a ZAP do Santa Inês será confirmada em dezembro como o primeiro Território de Paz do Acre. O Território de Paz é um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e contempla investimentos em várias áreas para que se alcance a segurança com cidadania.

matagal_que_gerava_grandes_problemas_est_sendo_removido_para_urbanizao_de_travessa_no_mauri_sergio_foto_gleilson_miranda_05.jpg

A chegada das máquinas à Travessa Maria Verônica de fato trouxe alento a moradores como Maria Viana, que cuida do irmão, Altevir José, 44, que luta há doze anos contra um câncer na coluna. Com a rua tomada por esgoto e mato, a dificuldade para levar Altevir até o Hospital do Câncer, onde ele se trata, é muito grande.  "Ter uma rua melhor para sair com meu irmão é muito importante", disse ela,  cuja esperança aumentou com a presença dos gestores, agentes sociais e maquinário.

O trabalho das agentes sociais é mais que preenchimento de cadastro. São elas que conseguem detectar as principais ansiedades da comunidade, apresentando-as aos gestores. Elas já enfrentaram inclusive atos de hostilidade e violência de pessoas que não aceitam a presença do Estado. Em seu amplo conceito, a ZAP já começou a mudar comportamentos como esse, levando a comunidade a interagir com os envolvidos no projeto.  "A participação da comunidade é muito importante", resumiu Claire Cameli, coordenadora social da ZAP 5.

Em breve a comunidade irá receber  o primeiro lote de residências em madeira destinadas às famílias que serão removidas. Um conjunto de 175 unidades será construído em um terreno de cerca de quatro hectares na região central da ZAP.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter