“Pinocchio” e “Amazônia” são os próximos espetáculos do Festival Giramundo no fim de semana

Para desenvolver o espetáculo "Pinocchio", o grupo travou diálogo com outras linguagens artísticas.

Para desenvolver o espetáculo "Pinocchio", o grupo travou diálogo com outras linguagens artísticas.

Os espetáculos do Grupo Giramundo para o próximo fim de semana são aguardados com ansiedade pela população de Rio Branco. "Pinocchio" (não indicado para menores de 14 anos) será apresentado na sexta-feira, sábado e domingo, 23, 24 e 25, às 21 horas, no Teatro Plácido de Castro. O miniteatro ecológico "Amazônia" (infantil) será encenado na praça principal do Parque do Tucumã na sexta-feira, às 17 horas. No sábado e domingo, a apresentação será na Usina de Arte João Donato, no mesmo horário.

Promovido pelo Governo do Estado, o Festival Giramundo de Teatro de Bonecos acontece em Rio Branco até o próximo dia 1º de junho. Ao todo, são oito espetáculos, entre atrações adultas e infantis. No último fim de semana, "As Relações Naturais" e "Pedro e o Lobo" foram prestigiados por grande público.O festival já atraiu centenas de pessoas à Usina de Arte para assistir aos espetáculos e prestigiar a exposição do Museu Giramundo, aberta ao público com visitas guiadas de 8 às 12 e de 14 às 18 horas. 

Nesta terça-feira, 20, acontecerá a abertura da exposição do Museu Giramundo no Teatro Plácido de Castro, com visitas guiadas até as 22 horas. A partir do próximo fim de semana, os acreanos também poderão conferir espetáculos no local.

Pinocchio para adultos – Primeira grande montagem para adultos do Giramundo realizada sem seu fundador, Álvaro Apocalypse, o espetáculo rende homenagem ao boneco mais famoso de todos os tempos, criado por Carlo Collodi em 1883. A montagem trouxe novidades, como a inclusão de vídeo, o uso de madeira e objetos de demolições e o uso simultâneo das principais técnicas tradicionais do teatro de bonecos: luvas, fios, sombra e bonecos gigantes.

Amazônia – O miniteatro ecológico “Amazônia” é a mais nova série infantil do Grupo Giramundo. Dividida em episódios, utiliza os bichos brasileiros para abordar os problemas ambientais de cada ecossistema do país.

Além do grande número de espetáculos, o Giramundo preserva a maior coleção privada de marionetes do Brasil. Aberto em 2001 para abrigar essa coleção, o Museu Giramundo reúne o acervo de bonecos produzido pelo grupo, além de informações sobre o Teatro de Bonecos do Brasil. São mais de 850 bonecos, além de centenas de projetos técnicos originais de Álvaro Apocalypse, estudos de cenografia e figurino, amplo arquivo de documentos e livros sobre teatro de bonecos ao redor do mundo.

O grupo – O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos criado em 1970 pelo casal Álvaro Apocalypse e Teresinha Veloso, e Madu Vivacqua, na capital mineira Belo Horizonte. O grupo começou apenas como uma brincadeira de amigos e se tornou referência nacional da arte de manipulação de bonecos para as artes teatrais. Em 38 anos de vida, criou mais de 30 peças teatrais.

Serviço:
Usina de Arte João Donato, Estada Dias Martins, s/n – Universitário – Tel.: 3229-4918
Teatro Plácido de Castro – Avenida Getúlio Vargas, 2.703 – Bosque – Tel.: 3224-6890
Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada)