Arte e bom-humor dão o tom à oficina ministrada a reeducandos na Expoacre

O bom humor costuma ser uma característica das pessoas que vivem de maneira mais leve, cultivam atitudes de cortesia, gentileza, são hábeis em desenvolver emoções positivas, recordam com mais frequência os momentos bons que vivenciaram, transmitindo, assim serenidade e esperança para aqueles com quem convivem.

Foi com essa a proposta que o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), como parte de sua programação na Expoacre 2019 e dando continuidade às ações integradas com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), ofertou, na quinta-feira, 1, uma oficina recreativa a mais de 50 reeducandos monitorados. A atividade foi conduzida pelo artista Davinei Cunha, o palhaço Peteleco.

Oficina parte do processo de reintegração social dos participantes Foto: Neto Lucena/Secom

Na ocasião, os reeducandos receberam, ainda, mais duas oficinas, uma de pintura e outra de produção de escultura em balão.

Há 21 anos atuando na área, Peteleco, que também é servidor público, compartilhou um pouco de sua trajetória profissional e explicou que é possível, mesmo com orçamento pequeno, conseguir montar seu próprio negócio.

“Trabalhamos a autoestima, a força de vontade para trabalhar e vencer, por meio de uma linguagem técnica acessível, e eles ficaram muito satisfeitos com as habilidades adquiridas”, disse o profissional.

De forma descontraída e interativa, o artista revelou ao público dicas de como aumentar a renda atuando no mercado com atividades lúdicas e recreativas, abordando questões sobre empreendedorismo, investimentos na arte, mapa financeiro e balanços orçamentários das atividades com balões.

“Eles puderam perceber o mercado promissor que precisa de mão de obra qualificada, e o Ieptec vem para isso, para certificar, capacitar, fomentar essa necessidade de capacitação técnica que esse público precisa para trabalhar, para se reintegrar à sociedade”, disse o artista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter