Assembleia Legislativa promove sessão solene para celebrar o Movimento Maio Amarelo

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira, 16, sessão solene em alusão ao Movimento Maio Amarelo no Estado.

A sessão  foi requerida pelo deputado estadual Gehlen Diniz, e teve objetivo de colocar em pauta a problemática do trânsito e chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no mundo.

“Nós sabemos da importância da educação e a informação para prevenir acidentes de trânsito. Vamos levar a mensagem de que a responsabilidade para um trânsito seguro é de cada um de nós”, declarou o deputado Gehlen Diniz.

Durante o ato solene, a representante do Movimento Maio Amarelo no Acre, Gabrielly Farias, fez várias reflexões sobre o egoísmo e imprudência do ser humano no trânsito.

“A partir do momento em que você dirige falando no celular, você não está pensando no próximo, está pensando só em si, quando se dirige alcoolizado, você não está pensado em seus familiares, nas pessoas que os amam, está pensando somente na sua diversão em se satisfazer”, declarou Gabrielly.

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Luiz Fernando Duarte, o órgão de trânsito  vêm realizando várias ações de conscientização no Estado.

A sessão solene foi requerida pelo deputado estadual Gehlen Diniz, e teve objetivo de colocar em pauta a problemática do trânsito (Foto: Ana Flávia Soares/Detran)

“Durante o mês de maio estamos intensificando ações educativas nos municípios em que possuem nossas unidades. Precisamos educar nossos condutores, principalmente os motociclistas que são as maiores vítimas e causadores de acidentes de trânsito”, afirmou.

Na ocasião, o presidente do Detran/AC aproveitou a oportunidade para levar projeto aos deputados, no qual é proposto inserir na grade curricular do ensino básico dos estudantes, uma disciplina de educação de trânsito.

“Nesta mesma semana em sessão solene na Câmara dos vereadores levamos também esse mesmo projeto para ser debatido e aprovado naquela casa, esperamos a parceria dos nobres deputados para a deliberação deste projeto também na Aleac”, ressaltou Luiz.

O Maio Amarelo é um movimento internacional coordenado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2019 está em sua 6º edição. O mês de maio foi escolhido para a campanha porque foi nele em que foi pactuado pela Organização Mundial de Saúde a década de ações para a redução de acidentes de trânsito no mundo 2011- 2021, e a cor amarela faz referencia à sinalização de advertência.

Durante o evento,  a estudante  Gabriella Costa, alcançada pelas atividades educativas da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (4ªCiretran), de Sena Madureira realizou uma apresentação musical da canção intitulada Prudência de sua autoria.

Participaram do evento deputados, autoridades civis e militares, servidores do Detran e sociedade civil.

 

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest