Associação Família Azul promove evento a familiares e parentes de pessoas com autismo

Na tarde deste domingo, 20, a Associação Família Azul (Afac), promoveu uma palestra gratuita aos familiares e parentes das pessoas com autismo, com o tema “Convivendo com o Autismo no Contexto Familiar”.

O evento contou com o apoio da Diretoria de Justiça e Comunicação Institucional da Sejusp, da direção do Colégio Dom Bosco, e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre, que ofereceu apoio logístico e equipamentos de som.

Parentes e familiares de pessoas com autismo compareceram ao evento Foto: Cedida

Durante a palestra ministrada pela diretora da Família Azul e integrante da Divisão de Ensino Especial da SEE, Ademílcia Grana, foram abordadas as principais características do autismo e seu impacto na família, e como a compreensão adequada dessa condição incurável, mas tratável, contribuirá para melhor qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares.

“Por falta de orientação muitos pais/mães usam abordagens até mesmo violentas, preconceituosas, contra os filhos autistas, que não conseguem se comportar de modo neurotípico, “padrão” em relação às demais crianças e adolescentes”, abordou a palestrante.

De acordo com o presidente da Afac e integrante da Sejusp, Abrahão Púpio, cerca de 60 pessoas participaram da palestra, inclusive dos municípios de Bujari e Senador Guiomard.

“Esse tipo de evento é praticamente de custo zero para o poder público, mas muito importante para as famílias, muitas em depressão e desagregação. Tudo aqui foi voluntário, feito pela Diretoria da Família Azul e servidores públicos de secretarias estratégicas à humanização, orientação e inclusão social. Tivemos pais e mães já com filhos diagnosticados e outros que estão em fase de fechamento do diagnóstico”, completou o presidente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter