Assistência a Saúde

Atendimento nutricional é realizado no Presídio Antonio Amaro Alves

Os cuidados com a alimentação são fatores de grande importância para a garantia da saúde de qualquer pessoa. Desta forma, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou na sexta-feira, 9, uma ação de atendimento nutricional na Unidade de Regime Fechado nº 02, conhecida como Antonio Amaro Alves.

O principal foco da ação foi trabalhar a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares. Assim, uma palestra foi realizada para um público de 17 reeducandos, que apresentam diagnósticos de hipertensão, obesidade e diabetes. Durante a palestra, foram apresentados os fatores de risco, as formas de prevenção e o tratamento para as doenças.

A ação aconteceu em parceria com a Ufac Foto: Assessoria/Iapen

A nutricionista Maria do Carmo Duarte disse que a palestra foi realizada com a interação dos reeducandos, onde foram tiradas dúvidas sobre os fatores modificáveis e os não modificáveis. “Os fatores modificáveis são a dieta, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo e os fatores não modificáveis envolvem a idade, o sexo e a questão da hereditariedade”, disse.

Além da palestra, outros 37 detentos foram atendidos de forma individual. Os pacientes receberam prescrições de acordo com as patologias apresentadas. “Esses reeducandos apresentam patologias como gastrite, hipertensão, diabetes, hanseníase. Pelo porte do Antonio Amaro Alves, nós atingimos uma grande clientela por meio desse trabalho dinâmico, em parceria com a Universidade”, ressaltou a nutricionista.