Atletas especiais participam de competição nacional

o governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), do Departamento de Esportes, finaliza a preparação de atletas paralímpicos para participar da I etapa regional do Circuito Caixa de Atletismo e Natação, competição que acontece entre os dias 28 e 31 deste mês na cidade de Uberlândia (MG).

Atletas treinam sob a coordenação do professor Clodoaldo Castro, do Dom Bosco.
Foto: Mardilson Gomes

A preparação dos cinco atletas está sendo realizada na pista de Atletismo do Sesi sob a coordenação do professor Clodoaldo Castro, do Colégio Dom Bosco. Segundo ele, participarão desta etapa, que é classificatória para as fases nacionais que acontecem em junho e setembro.

As fases nacionais acontecem na cidade de São Paulo (SP) e, além delas, os atletas participam ainda de mais duas competições que serão realizadas pela Associação Brasileira de Deficientes Intelectuais (Abedem). Dos competidores, quatro são alunos da rede pública que treinam no contraturno das aulas.

Ele destaca que essas competições, se o atleta for bem colocado (até terceiro lugar), dão direito a bolsas, um incentivo para os alunos continuarem a treinar. Ao todo, 15 atletas especiais treinam diariamente sob a supervisão do professor Clodoaldo, mas nesse momento apenas cinco viajarão para esta etapa.

Dos atletas, quatro são da rede pública de ensino, que treinam no contraturno.
Foto: Mardilson Gomes

“É importante destacar o processo de inclusão desses alunos e esse ano começamos o trabalho cedo, já em janeiro a gente já estava treinando aqui e esses cinco que estamos levando são os melhores que temos e acredito que eles estejam bem preparados para que a gente possa trazer bons resultados”, afirmou.

Ele faz questão de destacar, em princípio, as atividades esportivas, no Dom Bosco, são realizadas visando a inclusão do aluno, mas com o tempo, alguns se destacam e acabam se tornando atletas de alto rendimento. “Agora, esses nossos atletas tem a oportunidade de mostrar que temos talento no esporte para pessoas com deficiência”, enfatiza.

Paris 2024

Entre os atletas que representarão o Acre na I Etapa de Atletismo que acontece em Uberlândia está o Armando Pimentel Jr. Natural de Cruzeiro do Sul, ele já concluiu o ensino médio e mudou para Rio Branco com a finalidade de treinar e participar das competições.

Armando: “o esporte mudou a minha vida”.
Foto: Mardilson Gomes

Seu principal objetivo é chegar nas Olimpíadas de 2024, que acontece em Paris (França). Atualmente, seu índice nos 100 metros rasos é 12,8 segundos. Já nesta competição ele diz que pretende chegar à marca dos 12,2 segundos, o que garantirá índice para as fases nacionais.

Para ele, o esporte abriu um mundo de oportunidades. “Se não fosse o esporte eu não saberia onde estaria nesse momento. Mudou tudo em minha vida, me deu oportunidade de conhecer pessoas e lugares que eu nunca imaginei antes”, faz questão de dizer.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter