Aulões

Aulões preparam alunos para o exame de certificação do ensino médio

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Exame de Certificação, realiza aulões a fim de preparar alunos para a realização das provas do ensino médio. Eles estão sendo realizados no Centro de Referência de Inovações Educacionais (CRIE) e acontecem até a próxima quinta-feira, 7.

Os aulões são de português e matemática, mas, de acordo com a responsável pelo núcleo, Jeane Aguiar, serão abordadas todas as disciplinas, conforme a demanda de alunos. “Há meses em que realizamos mais de mil exames”, informou.

O objetivo dos aulões diz respeito à necessidade de aumentar a aprovação dos alunos nos exames que, em média, estão em torno de 50%. “Para realizar os exames de certificação, o aluno se inscreve, nós estipulamos uma data e indicamos uma bibliografia para que se possa realizar a prova”, afirma Jeane.

Aulões são oportunidade para preparar os alunos para os exames Foto: Stalin Melo

É a primeira vez que esses aulões estão acontecendo e, de acordo com Jeane, os alunos recebem os resultados dos exames de certificação em uma semana, no blog examesespeciaisac.blogspot.com. Além do ensino médio, também são realizados exames de certificação do ensino fundamental.

Enquanto para o médio são 13 disciplinas, no fundamental são 8. Além disso, os exames são úteis para quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e não foi aprovado em alguma área de conhecimento.

“Nesse caso, o aluno deve fazer as provas das áreas em que ele não foi aprovado. Por exemplo, se não passou na área de ciências da natureza, que engloba biologia, química e física, no exame de certificação ele faz as provas dessas três disciplinas”, explica Jeane.

Em 2019, além de Rio Branco, o núcleo já realizou exames também em Sena Madureira e em Brasileia. Os alunos de cidades próximas à capital, como Porto Acre, Bujari, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Capixaba, têm se deslocado até o CRIE.

Entre os estudantes que participam dos aulões, está Francisco Vaz da Silva Júnior. Ele chegou a fazer até o 2º módulo do 2º ano do ensino médio na Escola Joana Amed, localizada em Epitaciolândia, mas, como se mudou para Rio Branco, acabou parando os estudos. “Com esses aulões, consigo me preparar para realizar os exames”, disse.