Autor de livros e artigos sobre trânsito ministra curso para agentes em Rio Branco

Presidente da ABPTRAN, Julyver Modesto de Araújo, ministra curso de Atualização em Legislação de Trânsito

dsc025471.jpg
dsc025351.jpg

Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Trânsito, Julyver Modesto, realiza capacitação desde segunda-feira para policiais e agentes do Acre (Fotos: Assessoria Detran)

Qualificar os agentes de trânsito. Este é o objetivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao convidar o presidente da Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito (ABPTRAN), mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, Julyver Modesto de Araújo, para ministrar o curso de Atualização em Legislação de Trânsito, direcionado aos policiais militares que trabalham na área de trânsito e agentes da capital e do interior.

A palestra de abertura foi realizada no auditório do Sest/ Senat na segunda-feira, 12. O treinamento iniciou-se na terça e se estende até esta quarta-feira, 14, no auditório da Secretaria de Estado de Educação.

Além de autor de diversos artigos sobre legislação de trânsito e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), instituição voltada à capacitação profissional, treinamento, pesquisa e educação de trânsito,  Julyver Modesto de Araújo possui as seguintes obras publicadas: Código de trânsito brasileiro anotado; Instalação e funcionamento das JARIS e o julgamento de recursos (co-autoria com Edilson Factori); Trânsito no Brasil – avanços e desafios; Trânsito – reflexões jurídicas.

Noção geral para a compreensão da legislação de trânsito; Fiscalização de Trânsito e Comportamento do Agente de Trânsito são alguns conteúdos abordados pelo palestrante. Através de exemplos do cotidiano, Julyver esclarece artigos e resoluções do Código de Trânsito Brasileiro com bastante simplicidade. "O curso está sendo muito proveitoso, pois muitas dúvidas estão sendo esclarecidas. Superou as expectativas", elogiou o aluno do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), José Augusto de Souza.

Segundo o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, o Departamento irá realizar qualificações continuadas de todos os profissionais que atuam direto ou indiretamente no trânsito. "Com as constantes mudanças na legislação de trânsito, faz- se necessário este programa de treinamento. Queremos nossos agentes habilitados para que de forma cidadã cumpram sua função", enfatiza Prates.

Para o comandante da Ciatran, major Luciano Fonseca, essa reciclagem é importante, pois o Código de Trânsito Brasileiro,criado pela Lei 9.503/97, já passou por várias alterações.Além das novas resoluções instituídas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Sobre o palestrante

Julyver Modesto de Araújo, Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP e Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público. Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde exerceu diversas atividades ligadas ao policiamento de trânsito, de 1996 a 2008; Conselheiro do CETRAN/SP, de 2003 a 2008, tendo representado os CETRANS da Região Sudeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, por dois mandatos consecutivos; Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-graduação em Trânsito do CEAT – Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito; Autor de livros e artigos sobre legislação de trânsito. É também Presidente da ABPTRAN – Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito.

LIVROS RECENTES

Código de Trânsito Brasileiro anotado

ctb_anotado1.jpgO livro encontra-se revisado e atualizado (até Lei nº 11.910/09), com as mais recentes Resoluções do CONTRAN, tratando-se de indispensável ferramenta de consulta aos interessados no estudo e interpretação da legislação de trânsito, pois os artigos do CTB encontram-se com anotações dos outros dispositivos legais e infralegais que os complementam (todos os artigos regulamentados possuem anotações das Resoluções complementares, até a de nº 304/08). As infrações de trânsito contêm informações importantes, quanto aos valores das multas, pontuação, competência para fiscalização nas vias urbanas, códigos de enquadramento (incluindo o 5º dígito), tempo de apreensão do veículo e/ou de suspensão do direito de dirigir e outras dicas valiosas, resultando em obra com 548 páginas.

Trânsito – Reflexões Jurídicas

transito_reflexoes_juridicas1.jpgO livro, com 232 páginas, reúne 32 artigos escritos pelo autor, em uma linguagem clara e didática, sobre os mais diversos assuntos relacionados ao trânsito, como "A redução da maioridade penal e a obtenção da CNH", "A responsabilidade do menor de idade pelo cometimento de infrações de trânsito", "As vagas privativas de estacionamento nas vias públicas", "O direito de greve e o múnus público do agente de trânsito", "Os órgãos de trânsito e a responsabilidade objetiva omissiva", entre tantos outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter