Binho concede entrevista para Forbes

Publicação é especializada em economia e tratará da solidez brasileira diante da crise e regiões com oportunidades de investimentos

forbes__2.jpg

Binho Marques falou durante a entrevista sobre os projetos de desenvolvimento para o Estado do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Especializada em economia, a revista Forbes está produzindo reportagem sobre a solidez brasileira diante da crise internacional. Ampliando o contexto, a revista enviou ao Acre os jornalistas  George Maraima e Florence Lilti para apresentar aos seus leitores  "um País de dimensões continentais com grandes oportunidades de investimentos".  "Além de São Paulo ou Rio de Janeiro há lugares de oportunidades", disse Maraima após entrevista com o governador Binho Marques.  O Acre, segundo ele, é um desses locais.  O Brasil, observou Maraima, não cairá em recessão  mas  seguirá crescendo e oferecendo oportunidades.

Maraima se disse surpreso com Rio Branco, "uma cidade movimentada, limpa e organizada".  Os repórteres foram recebidos no Gabinete do Governador na manhã desta quinta-feira, 5. Binho fez um relato da história do Acre desde a Revolução Acreana até Chicos Mendes, lutas que promoveram profundas transformações no Estado e que se refletem na qualidade de vida da população. "O que existe agora é o projeto de um povo que tem na sua história raízes importantes as quais reunem forças que ajudam a construir a unidade em torno de um projeto", disse o governador.

O Acre, lembrou Marques, "abraçou" um projeto de desenvolvimento sustentável em que a noção de pobreza é diferente do resto do País. O governador fez referência aos alicerces desse projeto, como a BR 364, investimentos de mais de R$500 milhões que promoverá a integração do Acre nos próximos anos. A rodovia, explicou ele,  está sendo asfaltada a partir do Vale do Juruá e não a partir da capital para mitigação dos impactos gerados pela nova realidade viária.  Além da BR, o Acre é um celeiro turístico com três rotas bastante definidas: Caminhos da Revolução, Caminhos de Chico Mendes e Caminhos do Pacífico.

Marques citou outros empreendimentos na busca do desenvolvimento sustentável, como a Fábrica de Pisos e Decks e a Natex, indústria de preservativos que usa látex natural em sua linha de produção. Outras áreas, como saúde e educação, registraram grandes avanços na última década, informou Marques. O governador lembrou da rede de escolas que ajudou a implantar em comunidades da floresta, citando a universalização do curso superior entre os professores da rede pública e o piso salarial desses profissionais, o maior  do País.

forbes_.jpg

Binho Marques e equipe de reportagem foram conhecer a Biblioteca Pública do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O projeto acriano para sediar a Copa do Mundo de 2014 é o melhor, afirmou Binho aos jornalistas. A Arena da Floresta não é estádio olímpico – é exclusivo para o futebol e está rigorosamente dentro dos padrões da Fifa. Das 17 candidatas, Rio Branco é a menor. Isso é um fator positivo, afirmou Marques, uma vez que a capital representaria milhares de outras pequenas cidades como um lugar de melhor qualidade de vida e bom para se viver.  "O desafio, o sonho é que em 2010 o Acre tenha os melhores sistemas de acesso à educação, saúde e segurança. Este é o caminho para que o Acre seja o melhor lugar para se viver na Amazônia", disse o governador.

Binho caminhou com os repórteres até a Biblioteca Pública, espaço que avaliaram como "muito bom". Ali, encontraram com a empresária Beatriz Saldanha, que trabalha há dezoito anos com couro vegetal. "A crise", disse Beatriz, "gera oportunidades". Em sua opinião, o "mercado verde" é uma dessas oportunidades que surgem e crescem com a crise.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter