Binho debate com Lula e governadores mecanismos de compensação por manutenção da floresta

Encontra antecede reunião nos EUA e na Dinamarca, onde será realizada a COP-15 sobre o aquecimento global

O governador Binho Marques participou nesta quinta-feira do encontro dos governadores da Amazônia Legal com o Presidente Lula e mais quatro ministros de Estado, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O tema principal debatido durante a reunião foi a posição que o Brasil irá apresentar na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-15) que será realizada na primeira semana de dezembro deste ano em Copenhague, na Dinamarca. 

binho_lula_gov_04.jpg

Binho Marques e governadores da Amazônia durante encontro com Lula e ministros de Estado (Foto: Ricardo Stuckert/Assessoria da Presidência)

Marques defende a importância de se conciliar o desenvolvimento com a manutenção da floresta. "Nós queremos receber recursos por floresta em pé e com isso distribuir riqueza, poder fortalecer uma economia sustentável especialmente para os pequenos produtores. O Acre tem 86% de sua floresta preservada. Alguém tem que pagar por isso. O planeta necessita dessas florestas, mas o Acre não pode, em função disso, conviver com qualquer tipo de situação de dificuldade da população devido alguma limitação econômica em função disso. Nós sempre trabalhamos no sentido de conciliar conservação e desenvolvimento econômico".

binho_lula_05.jpgA proteção florestal e valorização dos estoques de carbono irão integrar a plataforma brasileira que será defendida pelo Brasil durante a COP 15. Entre as propostas defendidas pelos governadores, o REDD (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação) mecanismo de compensação por redução de desmatamento e degradação ambiental, deve ser apresentado ao Presidente Lula.

Representantes de cerca de 200 países estarão em Copenhague para o COP 15, um dos encontros mais importantes na história. Sua realização é aguardada com expectativa e esperança por todos os que se preocupam com as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

Antes da COP-15, os governadores da Amazônia estarão reunidos na Califórnia (EUA) para discutir questões ligadas à compensação ambiental e conservação da floresta. Participam governadores do Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Roraima e Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter