Binho empossa Márcia Regina na Secretaria de Segurança Pública

Competência profissional foi um dos três  pontos decisivos na escolha. Posse contou com as mais importantes autoridades do Estado

posse_marcia_regina_foto_sergio_vale.jpg

Cerimônia de posse da nova secretária foi realizada no Palácio Rio Branco com a presença de várias autoridades da área (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques empossou nesta quarta-feira, 4, a procuradora do Estado Márcia Regina Pereira no cargo de secretária de Segurança Pública. A cerimônia, prestigiada pelas mais importantes autoridades do Acre, ocorreu no Palácio Rio Branco. "Realizam grandes mudanças. A área de justiça e de segurança tiveram avanços bastante importantes e precisamos continuar avançando", disse o governador ao ressaltar três qualidades de Márcia que pesaram em sua escolha: competência, conhecimento do plano de desenvolvimento do Acre e bom relacionamento com atores institucionais envolvidos com o Direito e a questão da justiça e segurança pública. "A presença das autoridades nesta cerimônia é a confirmação disso", afirmou Marques.

Participaram da cerimônia  o vice-governador César Messias; o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Adair Longuini; a desembargadora Eva Evangelista; o presidente da secção acreana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Florindo Poersh; o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Edmar Monteiro; o superintendente da Polícia Federal no Acre, Luiz Cravo Dórea;  lideranças institucionais, operadores do Direito, familiares de Marcia Regina e várias outras autoridades.

Márcia Regina se formou em Direito no Rio de Janeiro, em 1991, e trabalhou na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) entre 1993 e 1994, ano em que ingressou na Procuradoria-Geral do Estado. Fez mestrado em direito na área de relações internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em gestão empresarial (MBA)  na Fundação Getúlio Vargas. 

Ao defender a competência da procuradora para o exercício do novo cargo, Binho lembrou o trabalho realizado pelo ex-secretário Antônio Monteiro. "Ele cumpriu um excelente papel. Monteiro criou ambiente favorável para que avançássemos na efetivação de um verdadeiro sistema  de segurança. Monteiro fez a primeira etapa do reaparelhamento do  sistema", disse.

O procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Samy Barbosa, fez a saudação oficial  à Marcia Regina: "É um dos quadros mais preparados do Estado e sua posse encarna a nova configuração do sistema de segurança pública", disse Barbosa, que ocupa a chefia da Coordenadoria de Controle Externo da Atividade Policial do MPE.

O cargo de secretário de Segurança vinha sendo ocupado interinamente pelo diretor-executivo da Sesp, Ermício Sena, citado por Márcia Regina como "exemplo de comprometimento ético". Ela fez a Sena agradecimento público pelo trabalho de transição na secretaria.

Márcia anuncia R$30 milhões em investimentos e conferência de Segurança Pública

posse_marcia_regina_foto_sergio_vale_1.jpg

Durante a cerimônia, Governador Binho Marques ressaltou as mudanças na segurança pública do Acre e as qualidades da nova representante da pasta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Márcia Regina assumiu a função anunciando investimentos de R$ 30 milhões em diferentes áreas do sistema de segurança pública do Acre. "Segurança Pública não é apenas problema de polícia", afirmou ela em seu discurso de posse. Nesse contexto, disse a nova secretária, os recursos serão aplicados no fortalecimento  das ações preventivas com programas de recuperação de dependência química; implantação de padrões de atendimento ao cidadão nas cinco regionais, Cruzeiro do Sul e Brasiléia; criação de um núcleo piscossocial para profissonais da área; aquisição de equipamentos de trabalho e proteção individual; integração do sistema, envolvendo o sistema de saúde pública; políticas de trânsito, e a realização da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública.

 


Veja também:

Nova secretária de Segurança já definiu plano de ação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter